Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi
Certificação de Competências

A Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos aprovou, em fevereiro de 2016, um novo Modelo de Competências Farmacêuticas que estabelece um novo paradigma no Desenvolvimento Profissional Contínuo dos farmacêuticos, através da certificação de competências transversais e específicas das diferentes áreas de intervenção farmacêutica, podendo algumas constituir âncoras para as especialidades, corporizando assim um verdadeiro modelo de especialidades baseadas em competências.

O modelo foi proposto pelo Conselho para a Qualificação e Admissão, em estreita colaboração com os Conselhos dos Colégios de Especialidade, e esteve em consulta pública durante 45 dias, tendo sido alvo de contributos por parte dos farmacêuticos.  A aprovação pela Direção Nacional correspondeu ao culminar de um processo de debate interno e alargado no seio da profissão farmacêutica sobre a implementação de um modelo conceptual de competências farmacêuticas nas diferentes áreas de intervenção.

A sua implementação e operacionalização prevê a certificação de competências, através da organização de percursos formativos e desenvolvimento profissional baseados no conceito de competência farmacêutica.

O desenvolvimento do Modelo de Competências Farmacêuticas e das respetivas competências por área profissional incidiu sobre o primeiro nível de Competências Farmacêuticas, que pode conduzir à obtenção de Título de Especialista.

Consulte em anexo o Modelo de Competências Farmacêuticas aprovado pela OF.