Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi
Centro de Informação do Medicamento
A Informação sobre Medicamentos é uma atividade que engloba o tratamento e comunicação de dados sobre vários aspectos relacionados com os medicamentos, contribuindo para uma terapêutica mais segura e racional.

A intervenção do farmacêutico junto dos doentes e em actividades de promoção da saúde é suportada em informação técnico-científica indispensável para a prestação de cuidados farmacêuticos.

O Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), sedeado em Lisboa, foi criado em 1984 como um serviço destinado a proporcionar aos farmacêuticos informação independente, avaliada e atualizada sobre medicamentos, contribuindo para a sua atualização e formação contínua.

Com acesso a relevantes bases de dados científicas e sistemas de informação sobre medicamentos, o CIM recolhe, selecciona e avalia as diferentes fontes de informação, contando também com uma biblioteca de apoio sobre as mais variadas áreas terapêuticas e patologias. O CIM presta ainda serviços de pesquisa e selecção bibliográfica a estudantes e profissionais de saúde sobre questões relacionadas com o uso dos medicamentos ou de apoio à elaboração de trabalhos, teses ou normas profissionais.

O CIM elabora e difunde, periodicamente, material informativo sobre medicamentos (Boletim do CIM, ePublicações e outras publicações eletrónicas) e participa na formação de jovens farmacêuticos, através da realização de estágios na área da Informação sobre Medicamentos, colaborando também na visitas de estudo de alunos em pré-graduação e em outras actividades educativas promovidas pela da OF.