O Departamento da Qualidade da Ordem dos Farmacêuticos (DQOF) sediado no Porto, foi fundado no ano de 1999 com a visão e a missão primordial de proporcionar aos farmacêuticos em geral uma maneira prática de desenvolverem e melhorarem continuamente o seu desempenho profissional através do estabelecimento de um conjunto de ferramentas que lhes permita normalizar, modernizar, sistematizar e sobretudo medir e sustentar a qualidade das actividades na sua área de intervenção, ou seja a implementação de sistemas de gestão da qualidade baseado em normas profissionais (boas práticas) e normas internacionais com a ISO 9001.
Este tipo de serviço, que teve início com a aplicação pratica das Boas Práticas de Farmácia e as Normas para o Laboratório Clínico, pode hoje em dia ser alargado a outras áreas de intervenção farmacêutica.
É também missão do DQOF a concepção dos programas de formação para farmacêuticos, os quais decorrem versando sempre temas diferentes e actualizados, e que correspondem às necessidades impostas pelo compromisso de constante inovação assumido pelos farmacêuticos.
O DQOF assume-se ainda como organismo de normalização sectorial porquanto é a entidade da OF onde são preparadas e emitidas normas de orientação farmacêutica, para a excelência do exercício profissional.
O DQOF presta ainda serviços de auditoria e consultoria da qualidade, realizadas por uma bolsa de auditores farmacêuticos qualificados.
DQOF- Estrutura e Serviços:
Rui Botelho – Farmacêutico, Director Técnico, Consultor, Auditor Coordenador; Jorge Peliteiro – Farmacêutico, Executivo projecto do sistema de Gestão da Qualidade para os Laboratórios, Consultor, Auditor Coordenador; Manuela Ribeiro – Secretária do Departamento.
Para mais informações contactar por favor:
Departamento da Qualidade da Ordem dos Farmacêuticos Rua de Cedofeita, 347-1º Esq. 4050-181 Porto Tel: 22 3393100 Fax: 22 3393109 E-mail: dqof@ordemfarmaceuticos.pt |