Mensagem do Bastonário
A Ordem dos Farmacêuticos
Estatutos
A Profissão Farmacêutica
Centro de Informação do Medicamento
Centro de Documentação Farmacêutica
Observatório da Empregabilidade
Revista da Ordem dos Farmacêuticos
Newsletter da Ordem dos Farmacêuticos
Actualidade
Protocolos e Benefícios Sociais
Merchandising
Ligações Externas
Farmacêuticos Registados na Ordem dos Farmacêuticos
Geração Saudável
Documentos em Consulta Pública
ÁREA PRIVADA | SITE INSTITUCIONAL | FORMAÇÃO CREDITADA
PARA ACEDER À SUA ÁREA RESERVADA, POR FAVOR INSIRA OS SEUS DADOS DE ACESSO
C.PROF.  PASS. 
Active a sua
password de acesso.
 
Obtenha/Recupere a
password de acesso
HomePage Actualidade
Reconhecimento de uma carreira ligada à Farmácia Hospitalar
16-07-2010
Regional de Coimbra homenageia Odete Isabel
A Secção Regional de Coimbra (SRC) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizou no dia 13 de Julho uma sessão de homenagem a Odete Isabel, que no passado dia 24 de Abril se aposentou a seu pedido. A cerimónia ficou marcada pelo discurso de homenagem proferido pelo professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), Francisco Batel Marques, bem como pelas palavras de reconhecimento e gratidão do presidente da SRC, Paulo Fonseca, e do bastonário da OF, Carlos Maurício Barbosa.
Maria Odete dos Santos Isabel aposentou-se recentemente deixando para trás uma vida profissional intensa e recheada de bons exemplos. Nas palavras do presidente da SRC, “Odete Isabel é uma farmacêutica que marcou de uma forma indelével o exercício da actividade da Farmácia Hospitalar”, razão pela qual a Secção Regional que dirige entendeu prestar-lhe esta homenagem.

O discurso de homenagem foi proferido pelo professor da FFUC, e anterior presidente da SRC, Francisco Batel Marques, [ver anexo], tendo ainda participado nesta cerimónia o bastonário da OF, Carlos Maurício Barbosa.

“Obrigado, em nome dos farmacêuticos”, começou por afirmar o bastonário, justificando o agradecimento com os contributos de Odete Isabel para o prestígio da profissão farmacêutica.

Licenciou-se na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e iniciou a carreira como farmacêutica hospitalar nos Hospitais Civis de Lisboa. Mais tarde, volta ao Porto para coordenar e dirigir a área farmacêutica nos Hospitais da Zona Hospitalar do Norte. Posteriormente, assume o planeamento e organização dos serviços farmacêuticos do Centro Hospitalar de Coimbra, de onde transita para os Hospitais da Universidade de Coimbra para reorganizar os Serviços Farmacêuticos, dos quais foi directora até ao momento da sua aposentação.

Foi também membro fundador da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, da qual foi presidente ao longo de vários anos. Foi ainda autarca, destacando-se como a primeira presidente da Câmara Municipal da Mealhada, eleita após o 25 de Abril de 1974.

Em 2006, foi eleita Figura do Ano, tendo sido distinguida com o Prémio Almofariz, e no passado dia 7 de Abril, durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, foi uma das personalidades distinguidas com a Medalha de Serviços Distintos grau Ouro pelos serviços prestados no âmbito do Ministério da Saúde.

Na cerimónia de homenagem organizada pela SRC, Maurício Barbosa destacou as suas qualidades como mulher, farmacêutica e cidadã: “a mulher de grandes princípios e de grandes valores, e intransigente nesses princípios e valores; a farmacêutica que exerceu a sua profissão de farmacêutica hospitalar de forma apaixonada e tendo sempre presente os valores da ética, rigor e competência, valores com os quais muito me identifico; e a cidadã Odete Isabel, com uma grande intervenção na sociedade, como presidente da Câmara Municipal da Mealhada, onde deixou uma obra que ainda hoje é bem visível no domínio do ensino básico e apoio às crianças”.

O bastonário da OF lembrou ainda que a Direcção Nacional da OF aprovou por unanimidade, em reunião realizada no dia 21 de Abril, a atribuição de um voto de louvor a Odete Isabel, pela sua dedicação e elevado profissionalismo com que desempenhou, de forma exemplar, as suas funções na Farmácia Hospitalar. Maurício Barbosa revelou, por fim, que Odete Isabel aceitou integrar o Conselho Nacional de Deontologia Farmacêutica da OF, “o que muito prestigia e honra a Ordem e os farmacêuticos portugueses”.

A sessão de homenagem a Odete Isabel terminou com a realização de um jantar de confraternização num restaurante da cidade de Coimbra.
ANEXOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
OUTROS ARTIGOS NESTA CATEGORIA
Farmácias vão disponibilizar serviços no âmbito dos programas de saúde pública
Lançamento do livro “Tratamento Farmacológico da Depressão na Mulher Grávida”
Projecto Geração Saudável - abertura de candidaturas para formadores
Faleceu Pedro Barosa
OF apresentou posição sobre anteprojecto de código de conduta ética na saúde
clique na lupa para pesquisar
ROF n.º110 JAN/MAR 2014
« Julho »
Se Te Qu Qu Se Do
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Época de Candidatura ao Título de Especialista em Farmácia Hospitalar
Época de Candidatura ao Título de Especialista em Assuntos Regulamentares
 
Registo no Portal
Como Funciona?
Vantagens
Área Privada