ÁREA PRIVADA | SITE INSTITUCIONAL | FORMAÇÃO CREDITADA
PARA ACEDER À SUA ÁREA RESERVADA, POR FAVOR INSIRA OS SEUS DADOS DE ACESSO
C.PROF.  PASS. 
Active a sua
password de acesso.
 
Obtenha/Recupere a
password de acesso
HomePage Actualidade
Dia 10 de Fevereiro, na Alfândega do Porto
03-02-2012
Workshop sobre “Poluentes Emergentes no Meio Aquático: Análise, níveis de contaminação e preocupações ambientais”
O Instituto da Água da Região Norte (IAREN) vai realizar no dia 10 de Fevereiro, na Alfândega do Porto, um workshop sobre a temática dos Poluentes Emergentes intitulado “Poluentes Emergentes no Meio Aquático: Análise, níveis de contaminação e preocupações ambientais”.
A contaminação ambiental com Poluentes Emergentes tem despertado crescente atenção a nível mundial. Sob esta designação incluem-se substâncias como: resíduos de fármacos, produtos de higiene pessoal, toxinas das algas, detergentes, subprodutos da desinfecção da água, etc.). A sua descarga diária e contínua nos cursos de água dá origem a níveis de contaminação que superam a capacidade de autodepuração dos rios. As principais fontes de poluição são os esgotos domésticos, águas residuais dos hospitais, explorações animais e a indústria.

A alteração do comportamento sexual dos peixes, com redução da fertilidade, e a criação de estirpes de microrganismos resistentes aos fármacos são dois dos efeitos mais conhecidos e documentados a nível mundial.

O workshop  a decorrer no dia 10 de Fevereiro, na Alfândega do Porto, abordará 3 vertentes:
- o estado da arte na determinação de Poluentes Emergentes no meio aquático
- divulgação de dados de monitorização a nível nacional e internacional e seu impacto nos Planos de Gestão das Bacias Hidrográficas
- propor metodologias de Tratamento Avançado de efluentes contaminados

Este workshop destina-se a todos os interessados na Salvaguarda da Contaminação Ambiental, sejam eles Investigadores (Química, Ecotoxicologia, Sistemas de Tratamento de Águas e Águas Residuais), Autoridades de Gestão dos Recursos Hídricos, Órgãos Reguladores, Autoridades de Saúde, Directores e Técnicos de laboratório, Estudantes de Química, Ciências Farmacêuticas e Ciências do Ambiente.

Para mais informações e inscrições visite a página electrónica do IAREN.
ANEXOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
OUTROS ARTIGOS NESTA CATEGORIA
Seminário sobre Regulação na Saúde
Ciclo de Conferências “Reflexões sobre o Final de Vida”
Workshop sobre técnicas inalatórias e dispositivos de inalação
Abertura de candidaturas para formadores do projeto Geração Saudável
Ciclo de Conferências no Algarve debateu o papel do farmacêutico na transferência de pessoas entre os diferentes níveis de cuidados de saúde
 
clique na lupa para pesquisar 
ROF n.º118 Jan-Mar 2017