membro
Mensagem do Bastonário
A Ordem dos Farmacêuticos
Estatutos
A Profissão Farmacêutica
Centro de Informação do Medicamento
Centro de Documentação Farmacêutica
Observatório da Empregabilidade
Revista da Ordem dos Farmacêuticos
Newsletter da Ordem dos Farmacêuticos
Actualidade
Protocolos e Benefícios Sociais
Merchandising
Ligações Externas
Farmacêuticos Registados na Ordem dos Farmacêuticos
ÁREA PRIVADA | SITE INSTITUCIONAL | FORMAÇÃO CREDITADA
PARA ACEDER À SUA ÁREA RESERVADA, POR FAVOR INSIRA OS SEUS DADOS DE ACESSO
C.PROF.  PASS. 
Active a sua
password de acesso.
 
Recupere a sua
password de acesso
HomePage Actualidade
Novas perspectivas de cooperação em análise
21-04-2012
Bastonário recebeu directora geral da Farmácia e do Medicamento de Cabo Verde
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Carlos Maurício Barbosa, recebeu no dia 17 de Abril, na sede da OF, em Lisboa, a directora geral da Farmácia e do Medicamento do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Ângela Silvestre. Na reunião foram abordadas possibilidades de cooperação da Ordem com o Ministério da Saúde de Cabo Verde.
A responsável da autoridade reguladora de Cabo Verde está em Portugal no âmbito de uma formação de capacitação no Infarmed e no encontro com o bastonário da OF destacou algumas prioridades da política de saúde do Ministério da Saúde de Cabo Verde.

Por um lado, revelou que a Direcção-Geral da Farmácia e do Medicamento vai constituir uma Comissão de Avaliação do Medicamento - até agora eram apenas constituídas comissões ad-hoc para avaliar importações especiais de medicamentos. Por outro, realçou que o Ministério da Saúde pretende alargar o horário de funcionamento dos centros de saúde, procurando desde modo diminuir a afluência às unidades hospitalares.

Durante esta reunião, foi avaliada a possibilidade do estabelecimento de um protocolo de cooperação entre a OF e o Ministério da Saúde de Cabo Verde, à semelhança do que acontece com o Ministério da Saúde de Moçambique, bem como as áreas em que esta parceria se poderá revelar mais profícua.

Em concreto, no âmbito da formação pós-graduada de farmacêuticos, em particular na área da Farmácia Hospitalar, no ensino pré-graduado, elencando as necessidades formativas para um eventual curso de Ciências Farmacêuticas na Universidade de Cabo Verde, na capacitação dos quadros do Ministério da Saúde e no apoio e consultoria ao nível da legislação e regulamentação do medicamento e do exercício farmacêutico.

Foi de igual modo referida a colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa na área da formação em Saúde e, em particular de farmacêuticos, numa iniciativa que contou já com a colaboração vice-presidente da OF, que leccionou um módulo sobre Gestão dos Serviços Farmacêuticos no âmbito do Curso Avançado de Gestão para Directores Clínicos/Chefias Hospitalares.
ANEXOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
OUTROS ARTIGOS NESTA CATEGORIA
Bastonário realçou competências e responsabilidades dos farmacêuticos de indústria
Sistema de prescrição electrónica do Hospital do Funchal não garante liberdade de escolha
OF promove Cuidados Farmacêuticos na diabetes
Governo vai avançar com “terceira lista” de medicamentos
Parceria OF - KidZania - Dia da Mãe
clique na lupa para pesquisar
ROF n.º105 Nov/Dez 2012
« Maio »
Se Te Qu Qu Se Do
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Calendário dos exames para atribuição do título de especialista
 
Registo no Portal
Como Funciona?
Vantagens
Área Privada