Formação Complementar às Auditorias da Qualidade no Sector Farmacêutico
Ciente do interesse dos farmacêuticos em aplicar os diversos conceitos da área da Qualidade no seu quotidiano profissional, como forma de optimizar processos e poupar recursos, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), através do Conselho Nacional da Qualidade (CNQ), vai organizar durante o ano de 2012 um conjunto de acções de formação que poderão ser frequentadas por todos os farmacêuticos, independentemente da sua experiência prévia nesta área.
O Plano de Formação da Qualidade encontra-se estruturado com acções de formação que possibilitam adquirir os conhecimentos-chave sobre a temática e, simultaneamente, evoluir nas aptidões e utilização prática das mais recentes ferramentas aplicadas na Qualidade em Saúde.
Face a uma vasta e completa oferta de acções de formação, o farmacêutico, com ou sem competências na área da qualidade, pode apostar num percurso formativo diversificado mas que vai ao encontro das áreas profissionais que aplicam ou pretendem aplicar quotidianamente uma gestão baseada na Qualidade.
Formação complementar às Auditorias da Qualidade no Sector Farmacêutico
Boas Práticas Regulamentares Código da formação – FQ10
Lisboa, Sede da OF | 07 de Julho | 9h-18h
Objectivos O desenvolvimento do exercício profissional na área regulamentar do medicamento e produtos de saúde têm vindo a ser crescente nas competências necessárias visando os procedimentos relacionados com as AIM, comparticipações, farmacovigilância e ensaios clínicos. Em quase todos os aspectos, as disposições legais nacionais e europeias, crescentes em complexidade, são alvo de publicações interpretativas que procuram definir as metodologias de aplicação da legislação.
No final da acção de formação o formando deverá: - Entender a actividade de Registos e Regulamentação Farmacêutica; - Conhecer o Guia de Boas Práticas Regulamentares; - Conhecer os principais processos e procedimentos da área regulamentar; - Compreender a utilização de sistemas de informação, comunicação electrónica e sistemas de arquivo.
Normas para o Laboratório Clínico Código da formação – FQ06
Lisboa, Sede da OF | 15 de Setembro | 9h-18h
Objectivos Os desafios com que se defrontam os laboratórios clínicos e a normas para laboratório clinico actuais e em discussão são as bases deste curso introdutório. A interpretação e aplicação do normativo aplicável ao laboratório clinico são fundamentais a qualidade e reconhecimento do sector tanto em relação aos utentes como as entidades da tutela.
No final da acção de formação o formando deverá: - Conhecer os diferentes normativos aplicados ao Laboratório de Análises Clinicas; - Identificar os componentes para a implementação das normas; - Conhecer os elementos críticos da aplicação das normas.
Estas formações são creditadas individualmente com 0,8 CDP Valor da inscrição em cada Formação: 70€ Valor reduzido de inscrição em cada Formação: 35€ (valor aplicado a garmacêuticos inscritos Bolsa de Auditores e para jovens Farmacêuticos que concluíram a formação académica nos últimos dois anos)