ÁREA PRIVADA | SITE INSTITUCIONAL | FORMAÇÃO CREDITADA
PARA ACEDER À SUA ÁREA RESERVADA, POR FAVOR INSIRA OS SEUS DADOS DE ACESSO
C.PROF.  PASS. 
Active a sua
password de acesso.
 
Obtenha/Recupere a
password de acesso
HomePage Centro de Informação do MedicamentoApresentação
CIM

O Centro de Informação do Medicamento (CIM)


A Informação de Medicamentos é uma actividade que permite o tratamento e a comunicação de dados sobre os vários aspectos relacionados com o medicamento, contribuindo para uma terapêutica mais segura e racional.

A participação do farmacêutico no cuidado do doente e em actividades de promoção da saúde necessita do apoio de informação sobre os medicamentos, sendo indispensável para a prática de cuidados farmacêuticos.

O Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos, sedeado em Lisboa, foi criado no ano de 1984 como um serviço destinado a proporcionar aos farmacêuticos informação sobre medicamentos e a sua utilização de forma rápida e objectiva.

O propósito do CIM é disponibilizar informação independente, avaliada e actualizada destinada a resolver problemas específicos relacionados com o uso de medicamentos e como ajuda na tomada de decisões sobre medicamentos – que devem basear-se no nível mais elevado de provas científicas – e ao uso correcto dos medicamentos. O CIM tenta contribuir também para a actualização e formação continuada dos colegas.

O CIM recolhe, selecciona e avalia as fontes de informação sobre medicamentos e terapêutica. Conta com uma biblioteca de apoio, com sistemas automatizados de recuperação da informação e com ficheiros próprios.

Tentamos também apoiar os farmacêuticos na procura, acesso e selecção de fontes de informação. O CIM presta ainda serviços de pesquisa e selecção bibliográfica a estudantes e profissionais para conhecimento aprofundado de um problema ou para elaboração de trabalhos, teses ou normas.

O CIM elabora e difunde material informativo sobre medicamentos (Boletim do CIM, Ficha Técnica, Leituras do CIM e outras publicações), colabora em actividades de formação (visitas de estudo de alunos em pré-graduação e outros colegas, estágios e actividades educativas) e em outras actividades da Ordem dos Farmacêuticos.
ANEXOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
Brochura de Apresentação do CIM
 
clique na lupa para pesquisar 
ROF n.º118 Jan-Mar 2017