ÁREA PRIVADA | SITE INSTITUCIONAL | FORMAÇÃO CREDITADA
PARA ACEDER À SUA ÁREA RESERVADA, POR FAVOR INSIRA OS SEUS DADOS DE ACESSO
C.PROF.  PASS. 
Active a sua
password de acesso.
 
Obtenha/Recupere a
password de acesso
HomePage Projetos e IniciativasGeração Saudável
Geração Saudável
O Farmacêutico na Sociedade
A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, com o objetivo primordial de contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.
 
A prevenção e promoção da Saúde Pública constituem prioridades estratégicas do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 e, neste sentido, o Projeto Geração Saudável assume uma importância acentuada e com enorme responsabilidade social associada.
 
O público-alvo são os alunos do 2º e 3º ciclos que frequentam estabelecimentos escolares públicos ou privados das áreas de jurisdição da SRSRA, sendo os professores, familiares dos alunos e a população em geral um público-alvo secundário.
 
As temáticas abordadas são bienais, sendo que durante os dois anos de lançamento do projeto foram abordadas as temáticas da sexualidade, infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), nutrição e higiene oral. Entre 2013 e 2015 foram abordadas as temáticas da diabetes, obesidade infantil e enfarte agudo do miocárdio, e atualmente os estudantes recebem formação também na área da diabetes, do uso responsável do medicamento e das dependências e comportamentos aditivos.
 
O Projeto Geração Saudável tem como propósito a valorização do papel do farmacêutico na sociedade, como interveniente ativo no âmbito da saúde pública, através da realização de ações de formação dinâmicas e versáteis, tendo já contactado com mais de 120 escolas dos Distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Durante o ano letivo de 2014/2015 o Projeto formou aproximadamente onze mil e seiscentos alunos, seiscentos professores e duas mil e setecentas pessoas entre profissionais de saúde, familiares e população em geral.
 
Como fator diferenciador intrínseco ao projeto, as formações são ministradas num autocarro pedagógico articulado, adaptado para o efeito e dividido em duas partes distintas. A parte traseira é composta por um pequeno anfiteatro, onde é ministrada a formação aos alunos e professores, e a parte dianteira, destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto, perspectivando sempre a formação interativa e apelativa.
 
O projeto teve início no mês de Janeiro de 2012, e desde então a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas mantém-se empenhada no desenvolvimento e dinamização do projeto Geração Saudável, promovendo um aumento do número de escolas a cada ano letivo, e um constante desenvolvimento de conteúdos e parcerias que auxiliem o Projeto a crescer.
 
Para informações adicionais ou sugestões sobre o Projeto Geração Saudável visite a página de Facebook (www.facebook.com/geracaosaudavel) ou contacte-nos através do telefone 213 191 370 e do e-mail regional.lisboa@ordemfarmaceuticos.pt















ANEXOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
 
clique na lupa para pesquisar 
ROF n.º118 Jan-Mar 2017