OF inaugurou sede nos Açores

31 Outubro 2017
sede ordem farmaceuticos açores
A Ordem dos Farmacêuticos inaugurou ontem as novas instalações da Delegação Regional dos Açores, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. A cerimónia contou com a presença de representantes do Governo Regional, dirigentes da OF, farmacêuticos, parceiros e várias individualidades ligadas ao setor da Saúde açoriano. Na ocasião foi também assinado um protocolo de colaboração com a Secretaria Regional da Saúde, no âmbito do projeto de promoção e educação para a Saúde nas escolas dinamizado pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF), o projeto Geração Saudável.

O espaço escolhido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas OF para acolher a sede da Delegação Regional do Açores vem dar resposta a uma carência identificada há vários anos pelos farmacêuticos açorianos.

Situada numa das principais artérias da cidade, a representação da OF na Região Autónoma dos Açores congrega os serviços administrativos da OF a nível local, disponibilizando também um espaço para a realização de ações de formação, encontros ou reuniões com farmacêuticos, autoridades e parceiros institucionais e sociais.

A Delegação Regional tem um horário de abertura ao público entre as 16:00 e as 18:30, nos dias úteis, podendo também ser agendadas por telefone visitas no horário de expediente normal.

O ato solene de inauguração das novas instalações registou a presença do Secretário Regional da Saúde, Dr. Rui Duarte Luís, da Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, Ema Paulino, e da Presidente da Delegação Regional dos Açores da OF, Margarida Martins.

A cerimónia ficou também marcada pela assinatura de um protocolo entre a OF e a Secretaria Regional da Saúde, que possibilita o alargamento do projeto Geração Saudável à Região Autónoma dos Açores. A primeira ação decorreu no mesmo dia, na Escola Básica Integrada de Angra de Heroísmo, na presença da Diretora dos Serviços Pedagógicos da Secretaria Regional da Educação e Cultura, Paula Cabral, tendo abrangido cerca de 150 alunos e 10 professores com formações nas temáticas do projeto: Uso Responsável do Medicamento, Diabetes e Comportamentos aditivos e dependências.

O membro do Governo Regional, Rui Duarte Luís, realçou, na ocasião, a importância do conhecimento transmitido pelos farmacêuticos. "Da nossa parte, continuaremos, quer com a Ordem dos Farmacêuticos, quer com todas as outras ordens, a desenvolver um trabalho conjunto. Tem sido essa a nossa política”, destacou o governante, sublinhando a importância da formação contínua dos profissionais de saúde e o papel determinante da Universidade dos Açores, neste domínio. "Aproveitem os recursos que a Universidade dos Açores tem, nomeadamente o facto de continuarmos a ter uma licenciatura do Ciclo Preparatório em Ciências Farmacêuticas para, em conjunto com a Universidade dos Açores, promoverem outras atividades e formações”, afirmou o Secretário Regional.

Veja a galeria de fotos da inauguração aqui.