Estudantes de Ciências Farmacêuticas com perspetiva social, política e económica

29 Setembro 2017
A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos organizou no dia 21 de setembro, no Salão Nobre da OF, em Lisboa, uma sessão dedicada aos estudantes de Ciências Farmacêuticas, com o tema “O enquadramento da atividade farmacêutica no atual panorama social, político e económico”. A iniciativa esteve integrada no programa das comemorações do Dia do Farmacêutico 2017, fornecendo uma visão abrangente sobre a organização do setor e a prática farmacêutica.
Na abertura do evento, a bastonária da OF saudou os futuros farmacêuticos e manifestou o desejo de os receber brevemente enquanto membros da instituição. Ana Paula Martins explicou as competências e atribuições da OF, enunciando também matérias em que a Ordem tem estado envolvida, no âmbito da regulamentação do setor e da atividade farmacêutica.

Durante a primeira parte do evento, os participantes ouviram a explicação do presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos sobre a nova Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e exploraram as temáticas da distribuição de medicamentos e do acesso ao mercado.

O período da tarde esteve reservado para um workshop sobre liderança e para o debate sobre a integração do farmacêutico no SNS, para o qual foram convidados vários farmacêuticos com cargos de topo nas múltiplas áreas de intervenção da profissão.