Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Artigos

Começou o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024!

  • CNF24
21 Novembro 2024
Começou o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024!
Arrancou hoje, dia 21 de novembro, o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2024. O primeiro dia foi dedicado à realização de cursos formativos especializados, promovidos pelos Colégios de Especialidade e Grupos Profissionais da Ordem dos Farmacêuticos.
O Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana (CCEACGH-OF) realizou dois cursos, o primeiro dedicado à importância da análise de imagem na hematologia, o segundo sobre o contributo da genética para elucidação do diagnóstico. Ambas as sessões registaram a participação de membros do CCEACGH-OF – Leonor Correia (presidente), Raquel Coentrão, Filomena Brito e Teresa Fidalgo – e de oradoras convidas, em representação da Academia – Joana Barbosa e Melo, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Clara Botelho Moniz –, dos hospitais – Dulce Quelhas, da Unidade Local de Saúde de Santo António –, e dos operadores privados – Clara Botelho Moniz, da Unilabs.

Os cursos organizados pelo Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF) debruçaram-se sobre a regulamentação dos dispositivos médicos e dos produtos cosméticos. A primeira sessão foi moderada pela presidente do CCEAR-OF, Teresa Carvalho, e contou com a participação de Judite Neves, do Infarmed. O segundo curso foi moderado por Leila Fernandes, do CCEAR-OF, e contou também com a perspetiva da autoridade reguladora – Alexandra Moreira, do Infarmed – e da associação representativa do setor – Ana Maria Couras, Associação dos Industriais de Cosmética, Perfumaria e Higiene Corporal.

O Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica (CCEIF-OF) escolheu os temas da inteligência artificial e da gestão do risco para os dois cursos formativos realizados no âmbito do CNF24. A primeira sessão foi moderada pela presidente do CCEIF-OF, Paula Teixeira, a que se juntou depois o membro do CCEIF-OF, António Bica. Michelangelo Canzoneri, do grupo Merck, com participação remota, e Rui Almeida, da ValGenesis Portugal, foram os oradores de cada uma destas sessões.

Os cursos promovidos pelo Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária (CCEFC-OF) decorreram apenas durante a tarde deste primeiro dia de trabalhos. O primeiro sobre o carcinoma cólon-reto, com participação de João Fraga, da Comissão Instaladora da Competências em Oncologia atribuída pela OF. O segundo sobre o rastreio de sangue oculto nas fezes nas farmácias comunitárias. Ambas as sessões foram moderadas por Catarina Dias, membro do CCEFC-OF.

Para a área hospitalar, o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária (CCEFH-OF) escolheu o tema da gestão centralizada da medicação e dos medicamentos biossimilares para o curso formativo especializado organizado no primeiro dia do CNF24. A sessão foi moderada por Sandra Queimado, do CCEFH-OF, registou a participação de Margarida Oliveria, Infarmed, Nuno Costa, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Catarina Coelho, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, e Maria José Rei, do grupo Luz Saúde.

Uma nota ainda para as sessões organizadas pelos Grupos Profissionais de Distribuição Farmacêutica (GPDF-OF) e de Farmácia Militar e de Emergência (GPFME-OF). Laura Ribeiro, coordenadora do GPDF-OF, e Paula Sanches, membro do GPDF-OF, formaram o painel do curso dedicado à gestão do risco na Distribuição Farmacêutica. A sessão promovida pelo GPFME-OF, ministrada pelos seus membros, Luís Mendonça, Henrique Nogueira, João Roseiro e Francisco Sampaio, abordou a utilização de antídotos em cenários de ameaça e a seleção de medicamentos e dispositivos em contexto de ajuda humanitária.