Considera que trabalha numa área Emergente? Este artigo é para si.

18 Abril 2022
Com o objetivo de garantir uma efetiva aproximação e representação dos colegas a exercer atividade nas "Áreas Emergentes” da Profissão Farmacêutica, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos pretende criar e dinamizar um Grupo de Trabalho com a missão de definir, identificar e caracterizar as denominadas "Áreas Emergentes”, culminando na apresentação de propostas de ação para a valorização e desenvolvimento destas.

Para a criação deste Grupo de Trabalho, apelou-se a que farmacêuticos(as) (com inscrição ativa e regular na OF) ou licenciados(as)/Mestres em Ciências Farmacêuticas (Sem inscrição na OF) a exercer atividade profissional em áreas que, pela sua evolução profissional, tecnológica, económica e social da saúde, das ciências farmacêuticas, do medicamento, dispositivos médicos e produtos de saúde,  se candidatassem através de um formulário para futura participação  voluntária.

Obrigada a todos os inscritos!  Os serviços da SRSRA-OF,  encontram-se, neste momento, a analisar as candidaturas recebidas brevemente daremos novidades.

Metodologia

Através de grupos focais constituídos por farmacêuticos(as) e Lic./Mestres em Ciências Farmacêuticas promover-se-á um processo iterativo e colaborativo para a identificação e caracterização de novas áreas ou "áreas emergentes” da profissão e da atividade farmacêutica e para o desenvolvimento de propostas de ação para a Ordem dos Farmacêuticos e outras entidades do setor farmacêutico e da área da Saúde. Serão dinamizadas cerca de 5 sessões de duas horas, com periodicidade mensal.

O que são Áreas Emergentes?

As Ciências Farmacêuticas são uma disciplina abrangente que extravasa a própria área da Saúde. A profissão farmacêutica possui, por isso, múltiplos ramos e valências e um vasto leque de saídas profissionais. Seja pela evolução natural da profissão e das ciências farmacêuticas, do ecossistema da saúde ou do investimento económico em determinadas áreas, os farmacêuticos adaptaram-se a novas áreas de atividade, aos desafios e necessidades da sociedade, revelando a sua abertura e disponibilidade e o seu carácter empreendedor.

Propõem-se a seguinte definição para "Áreas Emergentes da Profissão Farmacêutica”: Conjunto de atividades enquadráveis no ato farmacêutico ou em atos não reservados à profissão farmacêutica que, pela evolução profissional, social e económica da saúde e das ciências farmacêuticas têm ganho uma maior relevância no panorama nacional português e nas quais a integração de um farmacêutico, pelas suas qualificações e conhecimentos ao nível do medicamento, dispositivo médico e produtos de saúde e do ecossistema da saúde representam uma mais-valia na sua execução.

OBRIGADA PELO ENVIO DA SUA CANDIDATURA

Obrigada a todos os inscritos!  Decorreu no passado dia 5 de julho, primeira reunião do Grupo de Trabalho para as Áreas Emergentes. Ler mais aqui.