Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Artigos

Especial 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique

05 Novembro 2018
Especial 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique
A primeira edição do Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique juntou em Maputo cerca de uma centena de farmacêuticos e profissionais do setor, numa demonstração de vitalidade e do desenvolvimento da profissão naquele país. O evento foi antecedido pelo I Encontro Luso-Moçambicano do Setor Farmacêutico, organizado conjuntamente com a Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal, que intensificou as suas ações de cooperação no país. A bastonária foi recebida pela ministra da Saúde e pela embaixadora portuguesa no país, visitou as principais instituições e órgãos de gestão da área da Saúde e vários outros locais representativos das múltiplas áreas de intervenção dos farmacêuticos no sistema de saúde. No final da visita, foram formalizados compromissos para apoiar o Ministério da Saúde na consolidação da autoridade reguladora nacional, a Academia, através do reforço do quadro farmacêutico de docentes do curso de Ciências Farmacêuticas, e a transformação da - Associação dos Farmacêutico de Moçambique (Afarmo) em Ordem Profissional, tal como aconteceu recentemente em Angola e Cabo Verde.
VÍDEOS




DESTAQUES:




O primeiro congresso dos farmacêuticos em Moçambique
Pela primeira vez, os farmacêuticos moçambicanos estiveram reunidos em congresso para debater o estado atual da profissão e os principais desafios do país em matérias de cuidados de saúde, assistência farmacêutica e medicamentosa. O 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique, organizado pela Associação dos Farmacêuticos de Moçambique (Afarmo), foi uma oportunidade para atualização de conhecimentos e desenvolvimento profissional, mas, acima de tudo, um primeiro passo para afirmação de um grupo profissional essencial para o país.
Ler mais...
 



Uma Ordem profissional para os farmacêuticos moçambicanos
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal vai apoiar a transformação da Associação de Farmacêuticos de Moçambique (Afarmo) em Ordem profissional, à semelhança do que aconteceu em Angola e Cabo Verde. No decurso de uma visita oficial a Moçambique, por ocasião do 1.º Congresso dos Farmacêuticos de Moçambique, Ana Paula Martins oficializou a colaboração da instituição na elaboração dos estatutos da futura Ordem profissional, seus regulamentos e códigos internos.
Ler mais...
 




Farmacêuticos portugueses colaboram na regulamentação do setor em Moçambique
O Ministério da Saúde (MISAU) de Moçambique e a Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal vão iniciar um trabalho conjunto de consolidação da estrutura orgânica da recém-criada Direção Nacional de Farmácia, e posterior transformação em agência reguladora nacional do medicamento. A colaboração dos farmacêuticos portugueses na regulamentação do setor farmacêutico foi oficializada em protocolo, que se prevê também a realização de estágios de desenvolvimento profissional em Portugal de quadros farmacêuticos do MISAU.
Ler mais...
 



Encontro luso-moçambicano para partilha de experiências
O I Encontro Luso-Moçambicano do Setor Farmacêutico, organizado conjuntamente pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e pela Associação de Farmacêuticos de Moçambique (Afarmo), levou aos colegas farmacêuticos moçambicanos a experiência portuguesa na regulação do setor farmacêutico, uma discussão particularmente pertinente devido ao início do processo de transformação da associação em Ordem profissional.
Ler mais...
 



OF e ISCTEM reforçam cooperação no Ensino Farmacêutico
A Ordem dos Farmacêuticos (OF) de Portugal e o Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM) firmaram um protocolo de colaboração na área do Ensino Farmacêutico, para reforçar e capacitar o quadro farmacêutico de docentes do curso de Ciências Farmacêuticas na instituição. O acordo comtempla a participação de professores portugueses na atividade docente do Instituto, abrangendo também o domínio da Investigação Científica, nomeadamente na construção de parcerias para financiamento destas atividades.
Ler mais...
 




Roteiro pelo setor farmacêutico moçambicano
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos liderou uma delegação de farmacêuticos portugueses que foi recebida, em audiência, pela ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula naquela que foi a primeira ação da representante dos farmacêuticos portugueses em território moçambicano. A comitiva esteve também reunida com a embaixadora de Portugal no país, Maria Amélia Paiva, e visitou várias instituições, unidades de saúde e empresas do setor farmacêutico.
Ler mais...