Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

ANF ENTREGA PRÉMIO JOÃO CORDEIRO 2017

ANF ENTREGA PRÉMIO JOÃO CORDEIRO 2017

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) vai anunciar o vencedor do Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia no dia 12 de outubro, pelas 18h30, numa sessão à margem do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2017, que decorre entre 12 e 14 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa.

A organização adianta que este ano foram submetidas 13 candidaturas ao prémio, que pretende apoiar e distinguir projetos originais que acrescentem valor para a sociedade portuguesa e que desenvolvam o conhecimento em Saúde.

A iniciativa é dirigida a todos aqueles que têm boas ideias e vontade de as implementar, e não apenas a farmacêuticos. O facto de premiar projetos a concretizar e não realizações passadas contribui também para a sua singularidade. O valor do prémio é de 20 mil euros.

O júri decidiu dar particular destaque a cinco projetos, a partir dos quais será escolhido o vencedor da edição de 2017.

Entre os finalistas está o projeto "Via Verde no FarmaDrive”, apresentado pela Farmácia Silveira do Rosário, que visa facilitar a ida à farmácia. Tendo patenteado o FarmaDrive em Portugal, os candidatos pretendem instalar a Via Verde neste sistema, de forma a tornar o serviço ainda mais simples, mais conveniente e, sobretudo, mais rápido. Em Portugal, existem já cerca de 50 FarmaDrives.

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical e a Universidade da Beira Interior concorrem ao prémio com a "Rede das Farmácias Amigas do Viajante”. Aproveitando a rede de farmácias comunitárias e o conhecimento especializado do farmacêutico, o projeto pretende apoiar o viajante na prevenção da doença através de um aconselhamento adequado, fácil e ágil, com recurso a uma aplicação móvel.

"Personalização de medicamentos por impressão tridimensional” foi apresentado por um conjunto de investigadores de áreas diferenciadas. Os candidatos propõem a implementação nas farmácias de uma nova tecnologia de produção de medicamentos personalizados de forma a atender às necessidades de utentes com particularidades individuais, como existem na pediatria ou geriatria.

O projeto "Formular com Ideias”, de investigadores da Faculdade de Farmácia de Lisboa, consiste numa proposta integrada de formação, consultoria e desenvolvimento de formulações delineada para promover a qualidade dos medicamentos manipulados. Uma plataforma digital permitirá dar apoio e formação científica nesta área e proporcionar uma via de comunicação entre profissionais de saúde.

Por último, "drBox”, apresentado por um grupo de profissionais de áreas distintas, pretende ser uma plataforma agregadora de dados de saúde. Através do registo contínuo de dados personalizados de cada utente, ao qual este pode dar acesso, os profissionais de saúde podem seguir a evolução dos registos médicos e farmacêuticos daquele utente. Poderá ser utilizado com uma base para estudos na área da saúde pública.

ENTREGA DO PRÉMIO JOÃO CORDEIRO

DATA: 12 de outubro

HORA: 18h30

LOCAL: Auditório II do CCL