Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Ato Eleitoral

Eleições Triénio 2019-2021
Resultados Oficiais das Eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos - Triénio 2019-2021 | Clique aqui

ATO ELEITORAL

SAIBA COMO VOTAR




Acesso à Plataforma de Voto Eletrónico

VOTAÇÃO PRESENCIAL

Como subdivisão dentro da Assembleia Geral Eleitoral destinada à eleição dos órgãos nacionais e regionais e Conselhos dos Colégios da Especialidade são criadas cinco secções eleitorais, uma em cada sede das Secções Regionais e correspondentes Delegações Regionais dos Açores e da Madeira.

Cada Secção Regional organizará, sob a supervisão e coordenação da Comissão Eleitoral, o processo de votação dentro da área da sua jurisdição, para todos os órgãos nacionais e regionais, podendo constituir tantos desdobramentos da secção, dentro da mesma sede, quantos os necessários ao regular funcionamento do ato eleitoral.

As mesas de voto serão constituídas por um presidente e dois secretários, designados pela Comissão Eleitoral, os quais deverão ser farmacêuticos eleitores. Para as eleições dos órgãos nacionais e regionais, haverá duas urnas em cada mesa, sendo uma para os boletins de voto destinados aos órgãos nacionais e outra para os órgãos regionais. 

As mesas de voto para a eleição dos Conselhos dos Colégios de Especialidade serão constituídas por um presidente e dois secretários, nos termos designados pela Comissão Eleitoral. 


VOTAÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA

Até 20 dias antes da realização do ato eleitoral, os serviços da Ordem dos Farmacêuticos enviam a cada farmacêutico eleitor os boletins de voto para os órgãos sujeitos a sufrágio, assim como dois envelopes: um em branco e outro com o endereço da sede nacional da Ordem, e dirigido ao presidente da Assembleia Geral de Apuramento.

Cada voto por correspondência terá de ser enviado obrigatoriamente por via postal, devendo o envelope indicar exteriormente a entidade a quem se dirige, o nome profissional do remetente e o número da sua carteira profissional e deverá ser recebido até à hora de encerramento das mesas de voto.

O voto por correspondência será também dobrado em quatro e enviado dentro de envelope próprio e fechado, o qual por sua vez será encerrado dentro do segundo envelope, dirigido ao presidente da Assembleia Geral de Apuramento.

A identificação do eleitor será feita por carta dirigida ao presidente e enviada também dentro do segundo envelope acima referido, acompanhado de fotocópia da carteira profissional ou de outro documento de identificação, e nela se indicará o nome completo e o número da carteira profissional da Ordem.

Os envelopes e a carta referidos serão de modelo próprio e iguais e serão enviados a cada um dos eleitores.

O voto por correspondência deverá ser expedido para a sede nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

Os serviços da OF registarão obrigatoriamente a entrada diária dos votos por correspondência, em ato que poderá ser acompanhado por uma pessoa a designar por cada uma das listas, os quais devem ser ordenados por número de carteira profissional e devidamente guardados.

A relação das entradas diárias de votos por correspondência é enviada diariamente e antes do encerramento dos serviços ao presidente da Comissão Eleitoral, bem como aos mandatários das listas concorrentes aos órgãos nacionais e regionais e aos Conselhos dos Colégios de Especialidade.


VOTAÇÃO ELETRÓNICA

Além do voto presencial e por correspondência, pode ser utilizado o voto eletrónico, desde que estejam criadas condições de segurança que assegurem o seu caráter secreto e direto. O voto eletrónico implica uma autenticação por parte do farmacêutico eleitor na página própria criada para o efeito.

No sítio na internet da Ordem é disponibilizada a identificação completa dos candidatos e do órgão a que se candidatam, bem como os
restantes elementos exigidos nos termos do Estatuto.

Os votos eletrónicos são contabilizados até ao último dia útil anterior à assembleia geral eleitoral, encerrando-se nessa altura a página
criada para o ato no sítio na internet da Ordem.