Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eleições Triénio 2022-2024

Ato Eleitoral

Eleições Triénio 2022-2024

ATO ELEITORAL

SAIBA COMO VOTAR




VOTAÇÃO ELETRÓNICA

O voto eletrónico implica uma autenticação em página própria criada para o efeito pela Ordem dos Farmacêuticos, em condições de segurança que assegurem o seu caráter secreto e direto.

O voto eletrónico pode ser submetido até às 23:59 horas do dia 3 de fevereiro de 2022.

O farmacêutico eleitor que vota eletronicamente fica inibido de utilizar outro método de votação.
Acesso à Plataforma de Voto Eletrónico

VOTAÇÃO PRESENCIAL

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Farmacêuticos, na qualidade de presidente da Comissão Eleitoral, agendou eleições para os Órgãos Nacionais, Regionais e Conselhos dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Farmacêuticos para o dia 5 de fevereiro de 2022.

A assembleia geral eleitoral funciona sempre com cinco secções eleitorais, uma em cada sede regional e as restantes nas sedes das delegações regionais, sendo que a cada eleitor é atribuída apenas uma secção de voto.

Cada secção regional organizará, sob a supervisão e coordenação da comissão eleitoral, o processo de votação dentro da área da sua jurisdição, para todos os órgãos sujeitos a sufrágio, podendo constituir tantos desdobramentos da secção, dentro da mesma sede, quantos os necessários ao regular funcionamento do ato eleitoral.

As mesas de voto serão constituídas por um presidente e dois secretários, designados pela comissão eleitoral, os quais deverão ser farmacêuticos eleitores, inscritos na secção ou delegação regional respeitante. Para as eleições existirão em cada mesa um máximo de três urnas, sendo uma para a eleição dos órgãos nacionais, à exceção dos conselhos dos colégios de especialidade, outra para os órgãos regionais, e a terceira para os conselhos dos colégios de especialidade, sempre que aplicável. Em cada secção eleitoral funcionará a respetiva mesa de voto, na qual terão ainda assento os mandatários de cada lista.

À medida que os eleitores compareçam, identificar-se-ão perante o presidente mediante a apresentação obrigatória de um documento de identificação e entregarão os seus boletins de voto dobrados em quatro.

VOTAÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA

O voto por correspondência é facultado ao farmacêutico eleitor que manifestou, até trinta dias antes do ato eleitoral (até 27 de dezembro de 2021), a sua vontade de exercer o seu direito de voto por esta via.

Até vinte dias antes da realização do ato eleitoral (10 de janeiro de 2022), a secretaria da Ordem enviou a cada eleitor que manifestou esse interesse, tantos boletins de voto quantos sejam os órgãos sujeitos a sufrágio e para os quais o eleitor está habilitado a votar, assim como dois envelopes, um em branco e um com o endereço da sede da Ordem e dirigido ao presidente da assembleia geral de apuramento (Envelope RSF). 

Após o preenchimento dos Boletins de Voto por correspondência para todos os órgãos elegíveis (órgãos nacionais, regionais e colégios de especialidade, se aplicável), estes devem ser colocados dentro do envelope branco. O envelope branco não deve conter quaisquer marcas ou dizeres no exterior, sob pena de ser anulado.

Junte o envelope branco fechado, a Minuta de Voto por Correspondência devidamente preenchida e uma fotocópia da sua Carteira Profissional (ou outro documento identificativo, de acordo com art.º 35º do Regulamento Eleitoral) e insira no interior do envelope RSF dirigido ao Presidente da Assembleia Geral de Apuramento da Ordem dos Farmacêuticos. Preencha os campos do remetente no envelope RSF de forma legível (nome completo, número da Carteira Profissional e Secção Regional). Feche o envelope RSF e envie, atempadamente, via postal.

O voto por correspondência só é válido se remetido para a sede da Ordem dos Farmacêuticos, exclusivamente através de serviço postal, desde que seja recebido até à hora de encerramento das mesas de voto. 

Infografia


(Breve

________________

Tem dúvidas sobre o ato eleitoral?
Consulte a página "Perguntas Frequentes", ou contacte-nos através do email eleicoes@ordemfarmaceuticos.pt ou da SuperLinha Eleições OF (213 191 381).