
Resultados oficiais
Resultados Oficiais das Eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos - Triénio 2025-2027 | 01-02-2025 a 08/02/2022 | Clique aqui |
Eleições para o Conselho do Colégio de Especialidade de Distribuição Farmacêutica - Triénio 2025-2027 | 02 a 06 de junho |
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, foi reeleito para mais um mandato como representante dos farmacêuticos portugueses. A Lista A, presidida por Helder Mota Filipe, registou 4.927 votos, 84,95% dos votos expressos pelos farmacêuticos eleitores.
Licenciado em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Farmacologia, Helder Mota Filipe foi presidente do Infarmed e membro do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), com vasta experiência na área da regulamentação do medicamento e produtos de saúde. É atualmente Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
O sufrágio para os órgãos sociais da OF no próximo triénio registou uma das maiores participações de sempre em atos eleitorais da OF, com 5.800 votantes, o que, num universo eleitoral de 20.004 farmacêuticos, representa uma taxa de participação de cerca de 30%.
Os resultados do escrutínio determinaram também a eleição dos representantes dos farmacêuticos a nível regional. Entre as duas listas candidatas à Secção Regional do Centro (SRC-OF), a Lista L, liderada por Lúcia Santos, foi a mais votada, com 814 votos (52,11%), contra os 652 votos (41,74%) da Lista J, encabeçada por Nuno Duro.
Na Secção Regional do Norte (SRN-OF), a Lista M, liderada pelo atual presidente, Félix Carvalho, foi candidata única aos órgãos sociais da SRN-OF, tendo registado 1.406 votos (84,80%).
Na Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA-OF), a Lista N, única candidata aos órgãos sociais da SRSRA-OF, liderada por Humberto Martins, registou 2.158 votos (83,64%). A representação dos farmacêuticos na Região Autónoma dos Açores fica agora a cargo de Bruno Borges, que registou 104 votos, enquanto a Delegação Regional da Madeira será presidida por Martinha Garcia, que obteve 121 votos.
As eleições para os órgãos nacionais da OF englobam também a escolha dos Conselhos dos Colégios de Especialidade. Nos dois únicos Colégios de Especialidade que se apresentaram em sufrágio em listas únicas, a Lista D, para o Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares (CCEAR-OF), registou 93 votos (97,89%), reelegendo a presidente Teresa Carvalho. No Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar (CCEFH-OF) foi eleita a Lista G, presidida por Luísa Rocha, com 330 votos (81,68%).
Em todos os restantes Colégios de Especialidades estiveram a sufrágio duas listas candidatas. No Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas de Genética Humana (CCEACGH-OF) foi eleita a Lista C, presidida por Henrique Reguengo, com 237 votos (62,04%), contra 133 votos (34,82%) da Lista B, presidida por Leonor Correia.
As eleições para o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária (CCEFC-OF) determinaram a eleição da Lista F, presidida por Cidália Silva, com 249 votos (48,44%), contra 203 votos (39,49%) da Lista E, presidida por Catarina Dias.
Para o Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica (CCEIF-OF) foi eleita a Lista H, presidida José Vera-Cruz, com 97 votos (50,52%), contra 87 votos (45,31%) da lista I, presidida por Paula Teixeira.
As eleições para os órgãos sociais da OF no triénio 2025-2027 decorreram entre os dias 1 e 8 de fevereiro, exclusivamente por voto eletrónico. Este sábado, último dia da votação, a OF disponibilizou os meios e o apoio necessário para utilização do sistema de votação eletrónica nas Mesas de Voto existentes nas suas Secções e Delegações Regionais, em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Angra do Heroísmo. Pela primeira vez, os membros correspondentes, que exercem no estrangeiro, também integraram os cadernos eleitorais, tendo sido possível exercerem o seu direito de voto
Nos termos do Regulamento Eleitoral e Referendário da Ordem dos Farmacêuticos, a tomada de posse do novo Bastonário e restantes órgãos nacionais, regionais e Conselhos dos Colégios de Especialidade deverá ocorrer no prazo máximo de 30 dias.
Em anexo, disponibilizam-se os Resultados Oficiais das Eleições para os Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2025-2027.