
Com uma forte componente prática, suportada por ‘case
studies’, simulações, autoscopias e auditorias pedagógicas para treino dos
participantes em ‘role play’ como auditores e auditados, esta formação pretende cobrir aspetos como o planeamento e execução dos
diferentes tipos de auditorias, técnicas de amostragem em contexto de auditoria
ou a elaboração de resposta a constatações decorrentes das auditorias,
assegurando-se assim uma experiência em todas as fases e etapas de uma
auditoria a sistemas de vigilância.
No final do curso, os participantes ficarão aptos para:
- Participar como auditor ou auditado em auditorias a
sistemas de vigilância;
- Conhecer as bases comportamentais da técnica de
auditoria;
- Lidar com auditorias/inspeções reais e com as respostas
aos pedidos daí resultantes (compreensão da metodologia de auditoria/inspeção;
base jurídica das inspeções; base contratual das auditorias);
- Redigir as constatações e respostas decorrentes dos
resultados da auditoria/inspeção (respostas a CAPA);
- Preparar intervenções numa auditoria/inspeção: plano e
gestão da auditoria, gestão da equipa, tarefas, documentos, relatório de
auditoria;
- Análise de contratos de farmacovigilância.
Programa
Local: Infarmed
Horário: 18:00 -22:00
Sábado:
Local: FFUL
Horário: 9:00 -13:00
Conteúdo Programático:
Bases das auditorias
Base éticas de auditoria
Ferramentas aplicáveis em sede de auditoria
Ciclo da auditoria
FrequênciaAuditorias de rotinaAuditorias de eventos e dirigidasAuditorias e alterações legislativas e/ou de
Referenciais
Auditorias e Inspeções baseadas no Risco
Conceito de riscoEventos desencandadores de auditoriasPriorização com base no risco relativo
Relatório de auditoriaQuestionário prévioAuditoria a distância (telefónica, internet, …)Auditoria In locoResultados e CAPA(s)Acompanhamentos dos CAPA(s)Fecho dos CAPA(s)
Resposta a CAPAs
Auditoria pedagógica (1ª parte)
Autoscopia
Autoscopia (cont.)
Dr. Klaus Stüwe
Drª. Fátima Canedo
Dr. Rui Loureiro
Drª. Paula Barão