A consciencialização da importância do direito fundamental da Igualdade de Género para a constituição de uma sociedade próspera sustentável e equilibrada, social e politicamente responsável, foi uma das maiores conquistas do século XX.

Contudo, em contexto profissional continuará a existir discriminação, repressão ou desvalorização do sexo feminino? Inúmeras companhias, empresas e instituições públicas e privadas alocam recursos humanos e económicos para garantir um ambiente de trabalho equilibrado e responsável. Serão estas manobras de comunicação externa e de responsabilidade social ou existe uma mudança efetiva e consciente de comportamentos e mindset?

E na área da saúde, em particular, no setor farmacêutico, será a igualdade de género uma realidade ou utopia? Sobre este tópico o Pharmacy Workforce Intelligence: Global Trends Report, elaborado pela Federação Internacional Farmacêutica, adianta que, entre 2009 e 2016 o número de farmacêuticas aumentou 7,5% por década, sendo que, até ao ano de 2030, se estima que a percentagem de mulheres no setor farmacêutico será superior a 70%.

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, reconhecendo a importância e necessidade premente de promover entre farmacêuticos e farmacêuticas a adoção de comportamentos conscientes e socialmente responsáveis sobre a presente temática, assim como de criar ferramentas que permitam uma maior valorização da mulher no seio do sistema de saúde, nos diferentes setores de atividade e dimensões de atuação, organiza no próximo dia 7 de maio de 2019, um ciclo de conferências subordinado à temática "Women Leadership”.

21:30 | Abertura

21:45 | Conferência Inicial "Igualdade de Género no Setor Farmacêutico: uma visão de presente e de futuro"
    Ema Paulino, Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos

22:15 | Debate