Objetivos Gerais

O Programa de Capacitação Política do Farmacêutico, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), emerge com a premissa de envolver o farmacêutico em questões relacionadas com a política pública.

Constituído por três fases distintas, este programa visa incentivar à participação e espírito crítico do farmacêutico, capacitando-o para a atuação política e cívica, através da promoção do seu desenvolvimento pessoal e impacto social.

Fase 1 - Incentivar à Participação e Espírito Crítico

MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos

O MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos tem como objetivo envolver o farmacêutico nas questões sociais prementes e motivar a sua participação em debates com figuras destacadas da sociedade.

Pretende-se que este seja um evento de caráter informal, com várias edições ao longo do ano, no qual se proporcionará uma conversa próxima com múltiplos key opinion leaders de diversas áreas.

A sessões decorrerão das 21h00 às 22h30, iniciando-se com a intervenção de um orador convidado (30 a 40 minutos de duração), seguindo-se um momento de debate com os participantes. Pretende-se que este evento tenha um caráter informal, sendo, por esta razão, limitado a 25 participantes.

A 1ª edição, subordinada ao tema "Desafios políticos em Portugal para a nova legislaturaconta com a participação de José Miguel Júdice.

Condições de participação
:

O MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos é exclusivo a Farmacêuticos e Membros Estudantes da Ordem dos Farmacêuticos. Para participar nas sessões terá de preencher o formulário online, através do qual será solicitada a elaboração de uma questão sobre o tema.

As inscrições serão aceites por ordem de submissão e selecionadas de acordo com a avaliação da pergunta realizada, que terá como principal critério de avaliação a sua relação com o tema em debate.

Fase 2 – Capacitação para Atuação Política e Cívica

No ano de 2020, será iniciada a Summer School para a Capacitação Política do Farmacêutico que tem como finalidade a preparação para a atuação política e cívica através de uma formação intensiva em soft skills e hard skills. Este evento, que terá a duração de três dias, contribuirá para a partilha de informação entre pares e para um intensivo debate sobre o papel do farmacêutico na sociedade, possibilitando, assim, o desenvolvimento de capacidades de comunicação e de ação política.

Mais informações brevemente.

Fase 3 – Desenvolvimento e Crescimento Pessoal e Impacto Social

A terceira fase deste programa visa orientar e documentar a participação ativa do farmacêutico, estabelecendo-se, para este fim, uma articulação direta com diversos stakeholders e grupos de trabalho.