Programa de Capacitação Política do Farmacêutico

Objetivos Gerais

O Programa de Capacitação Política do Farmacêutico, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), emerge com a premissa de envolver o farmacêutico em questões relacionadas com a política pública.

Constituído por três fases distintas, este programa visa incentivar à participação e espírito crítico do farmacêutico, capacitando-o para a atuação política e cívica, através da promoção do seu desenvolvimento pessoal e impacto social.

Fase 1 - Incentivar à Participação e Espírito Crítico

MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos

O MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos tem como objetivo envolver o farmacêutico nas questões sociais prementes e motivar a sua participação em debates com figuras destacadas da sociedade.

Pretende-se que este seja um evento de caráter informal, com várias edições ao longo do ano, no qual se proporcionará uma conversa próxima com múltiplos key opinion leaders de diversas áreas.

Esta sessão tem início às 16h00, iniciando-se com a intervenção de um orador convidado (30 a 40 minutos de duração), seguindo-se um momento de debate com os participantes. Pretende-se que este evento tenha um caráter informal, sendo, por esta razão, limitado a 25 participantes.

A próxima edição:

Condições de participação:

O MeetUp na Ordem dos Farmacêuticos é exclusivo a Farmacêuticos e Membros Estudantes da Ordem dos Farmacêuticos. Para participar nas sessões terá de preencher o formulário online, através do qual será solicitada a elaboração de uma questão sobre o tema.

As inscrições serão aceites por ordem de submissão e selecionadas de acordo com a avaliação da pergunta realizada, que terá como principal critério de avaliação a sua relação com o tema em debate.

Fase 2 – Capacitação para Atuação Política e Cívica

No ano de 2020, será iniciada a Summer School para a Capacitação Política do Farmacêutico que tem como finalidade a preparação para a atuação política e cívica através de uma formação intensiva em soft skills e hard skills. Este evento, que terá a duração de três dias, contribuirá para a partilha de informação entre pares e para um intensivo debate sobre o papel do farmacêutico na sociedade, possibilitando, assim, o desenvolvimento de capacidades de comunicação e de ação política.

Mais informações brevemente.

Fase 3 – Desenvolvimento e Crescimento Pessoal e Impacto Social

A terceira fase deste programa visa orientar e documentar a participação ativa do farmacêutico, estabelecendo-se, para este fim, uma articulação direta com diversos stakeholders e grupos de trabalho.