Sessão de Debate "Segurança na utilização dos medicamentos e literacia em Saúde: Profissionais de Saúde e Cidadão”
Horário: 17:00 - 20:00
Local: Hotel VIP Executive, Ponta Delgada, Açores

No âmbito das Comemorações do Dia do Farmacêutico, assinalado a 26 de setembro, a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, realizará uma sessão dedicada à temática da utilização segura dos medicamentos, no âmbito da campanha dinamizada pela Organização Mundial de Saúde - "Third Global Patient Safety Challenge: Medication Without Harm”. Assim, reconhecendo que a procura de estratégias mais eficazes para a redução da frequência de erros na utilização de medicamentos é uma necessidade emergente, esta Sessão de Debate será subordinada ao tema "Segurança na Utilização dos Medicamentos e Literacia em Saúde: Profissionais de Saúde e Cidadãos”. O principal objetivo deste debate será avaliar as oportunidades de melhoria associadas a esta temática nas diferentes áreas de intervenção dos profissionais de saúde, em particular no setor farmacêutico, discutir alguns dos processos implementados a nível nacional e local, assim como identificar algumas estratégias intercolaborativas que poderão ser desenvolvidas a médio e longo prazo.

A referida sessão decorrerá no formato de Mesa Redonda, constituída por profissionais com marcada intervenção política e associativa.

17:00 | Receção dos Convidados

17:15 | Cerimónia de abertura

Ana Rita Eusébio, Coordenadora de Saúde Pública da Direção Regional da Saúde do Governo dos Açores

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos

Margarida Martins, Presidente da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Farmacêuticos

17:45 | Sessão de Debate "Segurança na Utilização dos Medicamentos e Literacia em Saúde: Profissionais de Saúde e Cidadãos"

Moderadora

Comentadores

- Ana Rita Eusébio, Coordenadora de Saúde Pública da Direção Regional da Saúde do Governo dos Açores

- António Viveiros, Diretor Técnico da PROCONFAR – Produtos de Consumo e Farmacêuticos, SA.

- Conceição Sobral, Farmacêutica no Hospital Distrital de Ponta Delgada

- José Aires Raposo, Diretor Técnico do Laboratório Dr. Aires Raposo & Dr. Teresinha Raposo, Lda.

- Filomena Crispim, Farmacêutica Comunitária na Farmácia Crispim Ribeiro

19:00 | Entrega de Medalhas de Honra da Ordem dos Farmacêuticos

19:30 | Encerramento

Ema Paulino, Presidente da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos