Webinar OF/AICIB
Transmissão online:

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) realizam no dia 29 de setembro, a partir das 18:30 horas, o webinar "Farmacêuticos Hospitalares e a Investigação e Inovação Científica”.

As duas entidades aliam-se assim na organização de uma sessão dirigida aos farmacêuticos hospitalares, como objetivo de dar a conhecer a missão da AICIB e incentivar a participação destes profissionais de saúde em projetos de investigação clínica, de translação e na inovação biomédica no nosso país.

Com enquadramento legal balizado pela Lei da Investigação Clínica (Lei n.º 21/2014), a intervenção do farmacêutico hospitalar nos ensaios clínicos ocorre em diferentes momentos e com diferentes perspetivas ou responsabilidades, seja antes ou depois da autorização sobre o pedido de ensaio clínico, incluindo aspetos como o desenho, a avaliação ou a monitorização de todo o circuito do medicamento experimental.

Com a realização deste webinar, a OF e a AICIB pretendem sensibilizar e explicar às equipas dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares a sua intervenção na área dos ensaios clínicos, os incentivos e barreiras à investigação clínica e apresentar alguns exemplos de estudos realizados por iniciativa de farmacêuticos hospitalares.

Por outro lado, a AICIB pretende tornar o país cada vez mais atrativo para a condução de estudos clínicos no espaço europeu, capacitando os diversos agentes e criando valor para os doentes, para o sistema de saúde, para a academia e para a sociedade.

O evento integra o programa das comemorações do Dia do Farmacêutico 2021 e será transmitido em direto através das plataformas digitais da Ordem dos Farmacêuticos.

Helena Farina, Direção Nacional OF
Catarina Resende de Oliveira, Presidente AICIB
18:50Intervenção Farmacêutica no Circuito do Medicamento Experimental
Ariana Araújo, Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães