Os farmacêuticos hospitalares portugueses vão estar reunidos nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2020, no Hotel Olissippo Oriente, em Lisboa, para mais uma edição das Jornadas de Farmácia Hospitalar, organizadas pelo Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos.

Esta nova edição irá centrar-se no tema "Inovar o Futuro".

Não perca esta oportunidade para a partilha de conhecimentos e networking.

Quer divulgar uma iniciativa em Farmácia Hospitalar?

Pode fazê-lo nas Jornadas de Farmácia Hospitalar!

O Projeto DIFH - Divulgação de Iniciativas em Farmácia Hospitalar continua a proporcionar aos farmacêuticos hospitalares um espaço de partilha de projetos e boas práticas nas diversas atividades da Farmácia Hospitalar.

Poderá ser um dos selecionados para apresentar uma DIFH nas próximas Jornadas.

O prazo para submissão de novas DIFH termina a 24 de janeiro.
Consulte as DIFH submetidas por farmacêuticos hospitalares nas Jornadas anteriores.

14 de fevereiro

Abertura do Secretariado
09:30Sessão de Abertura

• Paula Campos, Presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos (CCEFH-OF)
  • Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF)
  • Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde*
09:30Painel I: Medicamentos de Uso Exclusivo Hospitalar: Segurança, Eficiência e Sustentabilidade
 Moderação:
Francisco Ramos, Professor Associado Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública

Mesa Redonda:
  • Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
  • Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
  • Paula Campos, Presidente do CCEFH-OF
  • Rui Santos Ivo, Presidente do Conselho Diretivo do Infarmed*
11:00Coffee-Break
11:30Painel II: Inteligência Artificial em Farmácia Hospitalar

Pedro Soares, Membro do CCEFH-OF
 Inteligência Artifical Aplicada à Farmácia Hospitalar
  • José Afonso Pedrosa, Serviço de Inteligência de Negócios e Ciência de Dados | Centro de Gestão de Informação CHUSJ
13:00Almoço
14:30Sessão Interativa
Prémio Biojam
15:30Painel II: Inteligência Artificial em Farmácia Hospitalar (cont.)

António Melo Gouveia, Responsável dos Serviços Farmacêuticos do IPO Lisboa
Gestão de Valor em Farmácia Hospitalar: Análises de Dados e Evidência
Mesa Redonda:
  • Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
  • Francisco Rocha Gonçalves, Diretor de Tecnologias de Saúde do Grupo Luz Saúde
  • Helena Farinha, Coordenadora dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Egas Moniz | Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO)
16:45Coffee-Break
17:15Painel III: Divulgar Iniciativas em Farmácia Hospitalar (DIFH)
Luísa Pereira, Membro do CCEFH-OF
Paulina Aguiar, Farmacêutica hospitalar do Hospital de Santo António | Centro Hospitalar do Porto (CHP)

Apresentação de DIFH
18:30Encerramento dos Trabalhos
20:00Jantar

15 de fevereiro
09.00Painel IV: Humanização na Farmácia Hospitalar
João RibeiroMembro do CCEFH-OF

Hospitalização Domiciliária
Mesa Redonda:

• Delfim Neto Rodrigues, Responsável pela implementação do Programa de Hospitalização Domiciliária nos Hospitais do SNS
  • Ana Mafalda Brito, Farmacêutica hospitalar na Unidade de Hospitalização Domiciliária | Hospital Garcia de Orta*
  • Pedro Correia Azevedo, Médico na Unidade de Hospitalização Domiciliária | Hospital Garcia de Orta
10:15Entrega do Prémio para a Melhor DIFH
10:30Coffee-Break
11:00Entrega do Prémio Pegadas – deixe a sua marca no percurso da Farmácia Hospitalar
11:45 Painel IV: Humanização na Farmácia Hospitalar (cont.)

Maria do Sameiro LemosMembro do CCEFH-OF
 Cuidados Farmacêuticos nos Cuidados Paliativos
Mesa Redonda:
  • Isabel Galriça Neto, Diretora da Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados | Hospital da Luz*
  • Rui Rodrigues, Farmacêutico hospitalar | Hospital da Luz
  • Nélia Bettencour Coutinho, Farmacêutica hospitalar | Hospital do Divino Espírito Santo
13:00Sessão de Encerramento
*a confirmar