Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

“A importância do eHealth na Farmácia Comunitária”

26 Setembro 2017
“A importância do eHealth na Farmácia Comunitária”
A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos organizou no dia 18 de setembro mais uma edição do Ciclo de Conferências.
A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos organizou no dia 18 de setembro no SANA Malhoa Hotel a quarta edição do Ciclo de Conferências de 2017, nesta ocasião subordinada à temática "A importância do eHealth na Farmácia Comunitária”. 

Esta sessão teve início com a apresentação do relatório "eHealth Solutions and Pharmacy” pelo Dr. João Gregório, especialista em Políticas de Saúde e Desenvolvimento pelo  Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, seguindo-se um debate composto por um conjunto de comentadores de reconhecido mérito na área dos sistemas de informação: Dr. Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Dr.ª Sofia Couto Rocha, CEO e Presidente da Comissão de TIS (Tecnologias de Informação em Saúde)  no Health Parliament Portugal, Dr. Paulo Duarte, Multichannel Marketing Lead na Pfizer Biofarmacêutica e Dr. Lourenço Jardim de Oliveira, Membro da Comissão de TIS do Health Parliament Portugal. 

O quarto Ciclo de Conferências de 2017 focou a influência e vantagens da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na saúde, refletindo, também, sobre as principais barreiras à sua implementação.

Pese embora a necessária proteção de dados associada às TIC, foram realizadas quatro recomendações para a implementação estratégica do eHealth: (i) registo das boas práticas de eHealth, (ii) integração e colaboração interprofissional para benefício do doente, (iii) envolvimento do utilizador final no desenho das TIC, (iv) advocacy junto dos decisores políticos na tentativa de facilitar a implementação de novos serviços baseados nas TIC.