Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Abem inicia nova campanha solidária nas farmácias portuguesas

16 Dezembro 2019
Abem inicia nova campanha solidária nas farmácias portuguesas
Entre 16 e 25 de dezembro o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento convida os portugueses a doar o troco das compras efetuadas em farmácias ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos, para que não falte a medicação aos mais carenciados.
O lançamento oficial da campanha, que conta Alto Patrocínio da Presidência da República, decorreu na Farmácia Santarita, em Algés. Maria de Belém Roseira, uma das embaixadoras da iniciativa, destacou, em declarações à Lusa, a "debilidade económica de um conjunto expressivo de pessoas em Portugal”, que têm de "fazer escolhas” quando vão à farmácia, abdicando de comprar medicamentos prescritos pelos médicos.

"Os medicamentos prescritos fazem falta ao controlo da doença, seja doença aguda ou crónica”, realçou a ex-ministra da Saúde.

O Programa abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

 "Temos até aos 18 anos 12% dos beneficiários e uma parte muito substancial de pessoas em idade ativa. Só depois é que nos aparecem os mais velhos, que é aquele estrato que nós julgávamos que teria mais dificuldades”, explicou.

Desde o seu arranque, em maio de 2016, o programa já permitiu a aquisição de 393.403 embalagens de medicamentos.

Saiba mais sobre a campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa" e consulta a lista de farmácias aderentes.