Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Académicos portugueses e franceses debateram política europeia do medicamento

19 Fevereiro 2018
Académicos portugueses e franceses debateram política europeia do medicamento
O Salão Nobre da sede da Ordem dos Farmacêuticos (OF) acolheu, no dia 16 de fevereiro, uma Reunião da Académie Nationale de Pharmacie (ANP), organizada em parceria com dois dos seus membros correspondentes estrangeiros, os farmacêuticos portugueses José Aranda da Silva e Rui Santos Ivo. A iniciativa juntou cerca de 60 participantes para discussão e debate sobre vários tópicos de relevo na área da Saúde Pública e da política europeia do medicamento. Antes do evento, a bastonária esteve reunida com os representantes da organização francesa para analisar eventuais pontos de colaboração com a OF.

"As novas questões da segurança e risco dos medicamentos”; os "desafios do sistema europeu na avaliação e supervisão dos medicamentos”; e "as necessidades dos sistemas de saúde: da eficácia à efetividade” foram os temas dos três painéis de debate do evento, que registaram intervenções de oradores franceses e portugueses, especialistas nas respetivas áreas.

Foi assim possível compreender a visão portuguesa, francesa e, de um modo geral, a nível europeu da regulação de medicamentos e produtos de saúde, tendo também sido destacado o carácter pioneiro, a nível europeu, do sistema nacional português de avaliação de tecnologias de saúde.

Esta iniciativa da ANP, que teve o apoio da Embaixada de França, insere-se no conjunto de Sessões Deslocalizadas que são promovidas uma vez por ano em países estrangeiros, visando dar a conhecer as atividades da Academia e destacar especificidades regionais da atividade farmacêutica, nos planos científico e profissional.

Galeria de Fotos