{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

AMI inicia nova campanha de recolha de radiografias nas farmácias

26 Novembro 2019
AMI inicia nova campanha de recolha de radiografias nas farmácias
A Assistência Médica Internacional (AMI) deu início à 24.ª edição da Campanha de Reciclagem de Radiografias, que vai decorrer nas farmácias até dia 10 de dezembro. A população pode deixar as suas radiográficas, com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis nas farmácias aderentes, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.

A Adifa - Associação de Distribuidores Farmacêuticos é o parceiro oficial desta iniciativa, assegurando, através dos seus associados, a recolha das radiografias entregues pelos utentes nas farmácias.

Numa primeira fase, as radiografias são separadas dos relatórios clínicos, cuja informação confidencial é destruída pela AMI, sendo depois encaminhadas para parceiros recicladores. Do processo de reciclagem obtém-se prata, que é depois vendida no mercado de metais preciosos. O resultado da venda sustenta o processo de recolha e tratamento, funcionando adicionalmente como uma fonte de angariação de fundos para as ações da AMI.

As radiografias podem ser acomodadas em sacos de cartão produzidos para o efeito e enviados pela AMI ou em caixas de cartão, desde que devidamente reforçadas.

As farmácias, parafarmácias, centros de saúde, hospitais e outras entidades prestadoras de cuidados de saúde podem aderir à campanha, através do endereço reciclagem@ami.org.pt.