Amílcar Falcão é o novo reitor Universidade de Coimbra

11 Fevereiro 2019
Amílcar Falcão é o novo reitor Universidade de Coimbra
O farmacêutico e professor universitário Amílcar Falcão foi eleito Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para os próximos quatro anos. A votação decorreu esta segunda-feira, em reunião plenária do Conselho Geral da UC. O professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) reuniu a preferência dos membros do Conselho Geral, sucedendo a João Gabriel Silva, que atingiu o limite de dois mandatos à frente da instituição. A tomada de posse está marcada para o dia 1 de março.

Amílcar Celta Falcão Ramos Ferreira, 54 anos, natural da Nazaré, foi um dos vice-reitores de João Gabriel Silva nos dois últimos mandatos, com as pastas da investigação, inovação, fundos estruturais, desporto e bibliotecas. É atualmente diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar desde 2013 e foi diretor da FFUL entre 2010 e 2012.

Com percurso académico integralmente cumprido na UC, Amílcar Falcão concluiu a licenciatura em Ciências Farmacêuticas em 1989 e o doutoramento em Farmácia seis anos depois, em 1995.

Foi também presidente do Conselho Jurisdicional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2007 e 2009, durante o mandato de Francisco Batel-Marques como presidente da Secção Regional de Coimbra.

O programa de candidatura à Reitoria da UC, para o mandato 2019-2023, propunha um programa de ação intitulado "Citius, Altius, Fortis”.

A eleição ocorreu numa segunda volta da votação, contra o candidato Ernesto Costa, professor catedrático de Informática. Na primeira volta, Amílcar Falcão obteve 17 votos e Ernesto Costa 12. Candidataram-se também ao cargo o diretor da Faculdade de Letras da UC, José Pedro Paiva, que conseguiu 5 votos, e a astrónoma brasileira Duília de Mello, na qualidade de candidata externa à UV, que não obteve qualquer voto.