ANF promoveu reflexão sobre recursos humanos da farmácia

29 Janeiro 2018
ANF promoveu reflexão sobre recursos humanos da farmácia
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) realizou mais uma edição dos Encontros DIFARMA 3.0, desta feita dedicada aos recursos humanos da farmácia. Com o tema “Como Construir a Equipa para o Futuro da Farmácia”, o evento reuniu em Viseu, nos dias 27 e 28 de janeiro, quase duas centenas de farmacêuticos comunitários de todo o país para uma reflexão sobre aspetos com a gestão de equipas, a qualificação e desenvolvimento profissional dos colaboradores e a aquisição de novas competências para a prestação de novos serviços farmacêuticos.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) acompanhou o andamento dos trabalhos da reunião, registando com especial interesse a discussão sobre diversas matérias com impacto na atividade profissional dos farmacêuticos comunitários, em especial no que diz respeito à atribuição de competências futuras, essenciais para a prestação de novos serviços farmacêuticos.

Com um número médio de colaboradores farmacêuticos superior à média europeia, as farmácias portuguesas destacam-se como estruturas de saúde modernas e organizadas, mas fundamentalmente pela qualificação das suas equipas, que asseguram um serviço assente nos mais rigorosos padrões de qualidade.

Entre os temas que estiveram em debate durante os dois dias de trabalhos estiveram as condições de acesso ao mercado de trabalho, relevando-se a importância de dinamizar a Bolsa de Emprego para farmacêuticos, como a Bolsa de Oportunidades da OF e a definição de um modelo de progressão profissional para os farmacêuticos comunitários.

O Encontro contou com as participações de profissionais de outras áreas, que apresentaram práticas de recrutamento e de desenvolvimento profissional nas respetivas empresas, casos de Pedro Ribeiro, da Rádio Comercial, Joaquim Almeida, da FNAC, e José Bravo, da Walt Disney, cujas intervenções incidiram também sobre aspetos relacionados com a gestão e motivação de equipas.

Os Encontros DIFARMA foram criados na década de 80 com o objetivo de promover uma reflexão interna sobre o modelo de farmácia, tendo assumindo um papel fundamental na definição e construção de um modelo de farmácia reconhecido nacional e internacionalmente. Em 2013 a direção da associação retomou a organização destas reuniões informais, envolvendo os farmacêuticos neste debate sobre prioridades e projetos estratégicos para o setor.