Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

APFH reclama regulamentação do internato para farmacêuticos hospitalares

25 Janeiro 2019
APFH reclama regulamentação do internato para farmacêuticos hospitalares
A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) defende “o desbloqueio rápido da regulamentação do internato para farmacêuticos hospitalares e abertura de vagas”, como única via para “suprir a falta de pessoal qualificado que a este nível são sentidas no Serviço Nacional Saúde (SNS)”. A associação corrobora, deste modo, as recentes declarações da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos sobre a escassez de recursos humanos nas farmácias hospitalares.

Em comunicado, a APFH recorda o prazo, já ultrapassado, para regulamentação da Carreira Farmacêutica no SNS, lembrando que "continua por aprovar o diploma que institui o internato ou formação especializada dos farmacêuticos”.

A associação denuncia casos de farmacêuticos hospitalares em sobrecarga de trabalho e de não renovações de contratos com pessoal dos quadros, situações que se arrastam há vários anos. "Não é apenas a falta de farmacêuticos hospitalares que pode colocar em risco a segurança dos doentes, mas também de outros profissionais de saúde que são parte integrante do circuito do medicamento hospitalar”, pode ler-se no comunicado.

"A não contratação destes profissionais qualificados, farmacêuticos hospitalares, coloca em risco desnecessário a qualidade da assistência farmacêutica nos nossos hospitais e outras unidades do SNS”, acrescenta.

A nota assinada pela nova presidente da APFH, Carla Mendes Campos, em nome de toda a direção, termina com um apelo a um tratamento idêntico entre profissionais de saúde qualificados. "Sem distinção ou discriminação. Só deste modo, ganham as instituições, os cidadãos que precisam de cuidados, o SNS e o nosso País”, conclui.