Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Associações europeias defendem medidas para estimular investigação sobre fármacos usados no tratamento da Covid-19

30 Abril 2020
Associações europeias defendem medidas para estimular investigação sobre fármacos usados no tratamento da Covid-19
A Associação Europeia de Farmacêuticos Hospitalares (EAHP), a Associação Europeia de Médicos Hospitalares Seniores (AEMH), a Sociedade Europeia de Farmácia Clínica (ESCP) e a Sociedade Europeia de Farmácia Oncológica (ESOP) emitiram uma declaração conjunta sobre o tratamento de doentes com Covid-19.
As entidades pedem aos profissionais de saúde que monitorizem e avaliem os dados clínicos e investigações em curso para adotar práticas fundamentadas em evidência na avaliação dos riscos e benefícios de cada caso individual, em particular ao usar medicamentos para uma indicação não aprovada. 

Neste contexto, apelam também a participação em atividades de investigação para gerar e partilhar novas evidências na otimização do tratamento de doentes com Covid-19.

As quatro associações entendem também que os governos e autoridades competentes devem assegurar os pedidos de stocks e antecipar a utilização de medicamentos off-label em doentes com Covid-19 para que os restantes utentes não sejam afetados por eventuais ruturas.