Balanço do 1º semestre de atividades SRSRAOF 2021

19 Agosto 2021
Balanço do 1º semestre de atividades SRSRAOF 2021
A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), faz um balanço do 1º semestre de atividades.
A missão do Plano de Atividades 2021 da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), assenta em três principais áreas de intervenção: O Farmacêutico como Prioridade, a Valorização e Capacitação do Farmacêutico, a Valorização do Farmacêutico na sociedade.

Durante o primeiro semestre, a estrutura focou-se na melhoria dos serviços existentes, traduzindo-se na organização de iniciativas com vista a um significativo envolvimento dos membros no seio de uma Ordem cada vez mais próxima dos seus farmacêuticos. Esta evolução considerou, igualmente, um quadro de transformação digital, que permitiu o aparecimento de novas iniciativas e a adaptação de projetos existentes.

Desde a "Noites na Ordem” aos "Ciclos de Conferências”, do "Programa de Capacitação Política”, que contou com a participação de vários key opinion leaders (Adolfo Mesquita Nunes, João Oliveira, Sara Cerdas e Carlos Guimarães Pinto), até um webinar dedicado ao tema "Fármacos no ambiente”, foram organizados 9 eventos em que estiveram presentes mais de 600 farmacêuticos.
Destaca-se, também, o recorde do número de candidaturas da edição de 2021 da Bolsa de Inovação da SRSRA. Assim como o Programa de Integração ao Recém-Farmacêutico, uma novidade com o objetivo de promover a aproximação da Ordem aos membros, que na sua primeira edição foi estendida aos 7.400 membros da SRSRA, que receberam 10 newsletters informativas dedicadas a vários temas da profissão.

Como é cada vez mais importante a valorização do farmacêutico, a SRSRA-OF desafiou profissionais de várias áreas de intervenção a refletir e partilhar as suas perspetivas sobre temas da profissão e sociedade. Neste âmbito, nota importante para a campanha "O passado, o Presente e o Futuro: A dedicação feminina às ciências farmacêuticas.”, que contou a história dos desafios multigeracionais de sete farmacêuticas e pretendeu apelar à igualdade de género, alcançando mais de 29 mil pessoas. Merecendo, por isso, o reconhecimento da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), no âmbito da iniciativa FIPWiSE e dos FIP Development Goals (Equidade e Igualdade).

A SRSRA-OF apostou, novamente, na valorização do farmacêutico na sociedade. Através da Plataforma Geração Saudável Sénior, tem procurado dotar os farmacêuticos de recursos e ferramentas que lhes permita intervir nas comunidades enquanto promotor de saúde, através da realização de sessões informativas e de sensibilização. A nova plataforma, com diversos parceiros, contabilizou cerca de 200 inscritos, os quais têm, atualmente, acesso a três temáticas: Uso Responsável do Medicamento, Diabetes e Doenças Cardiovasculares.
Na área de desenvolvimento profissional, são muitas as conquistas e ganhos a registar. Em particular, com três novos cursos assíncronos focados na intervenção do farmacêutico na pessoa com Diabetes, Enxaqueca e Cefaleias (em parceria com a MiGRA Portugal) e Asma e Rinite Alérgica (com a colaboração da da GSK). Acrescem outras iniciativas, baseadas nas tendências e exigências da profissão farmacêutica, que já permitiram a participação de 1.670 formandos de norte a sul do país.

"Todas as colaborações que temos vindo a desenvolver, permitem uma ação mais inclusiva e abrangente dos farmacêuticos, com quem queremos maior envolvimento e proximidade. Estamos focados na criação de valor para todos [os farmacêuticos], o que nos permitirá continuar na prossecução de uma profissão mais reconhecida, qualificada e competente para responder às exigências da saúde e necessidades do cidadão e da sociedade. Importa, portanto, estar atento aos desafios globais e particulares que impactam a profissão farmacêutica e pavimentar o futuro. Continuaremos a escutar, apoiar e incentivar diariamente os membros, como imperativo para que o farmacêutico tenha um papel mais ativo e relevante”. Luís Lourenço, Presidente da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos.

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos faz, desta forma, um balanço positivo do primeiro semestre de 2021. Para o próximo período espera-se o lançamento de novas iniciativas e colaborações, tais como o Programa de Capacitação para a Ética, Deontologia e Legislação do Farmacêutico, a Autumn School - no âmbito do Programa de Capacitação Política - um recurso digital dedicado às preparações e substâncias à base de canábis para fins medicinais – e a Summer Academy, incluída na estratégia de aproximação aos estudantes e às instituições de ensino superior (OFuturo).

Clique aqui e conheça todas as iniciativas da SRSRA-OF.

Siga-nos nas redes sociais