Banco Farmacêutico apela à doação de medicamentos

23 Abril 2021
Realiza-se amanhã, dia 24 de abril, a XIII Jornada de Recolha de Medicamentos organizada anualmente pelo Banco Farmacêutico. Mais de 150 farmácias em todo o país vão apelar à doação de medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde destinados a utentes de mais de 120 instituições particulares de solidariedade social. A pandemia de COVID-19 impede a participação de centenas de voluntários na jornada deste ano, mas a organização espera também que impulsione a generosidade dos portugueses para apoiar as populações mais carenciadas num período particularmente difícil.

Pela primeira vez, a Jornada de Recolha de Medicamentos decorreu ao longo de toda a semana em algumas farmácias do país. Para este sábado, dia 24 de abril, prevê-se a participação da totalidade das 159 farmácias aderentes, com quatro novos concelhos abrangidos: Monção, Montelavar, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Cerveira.

"Sabemos da reconhecida solidariedade dos portugueses e das farmácias e esperamos que o seu contributo seja idêntico ao de anos anteriores”, disse o farmacêutico responsável pelo projeto, Luís Mendonça, no lançamento da iniciativa.

Na última Jornada de Recolha de Medicamentos, realizada em fevereiro do ano passado, ainda numa fase pré-pandemia, milhares de portugueses contribuíram com 14 mil medicamentos e produtos de saúde, com o valor estimado de 56 mil euros. Desde o arranque do projeto, foi possível apoiar diversas instituições de solidariedade social com mais de 125 mil medicamentos e produtos de saúde.

"Devido às limitações que a pandemia nos impõe, não contamos este ano com a ajuda preciosa de centenas voluntários, que ofereciam o seu tempo neste dia para apoiar na informação e orientação durante a Jornada”, revelou ainda Luís Mendonça.

A Ordem dos Farmacêuticos apoia a iniciativa desde o primeiro momento.

A lista de medicamentos é elaborada de acordo com as necessidades de cada instituição ou associação e inclui medicamentos antigripais, antipiréticos, mas também anti-inflamatórios, pomadas, compressas, luvas, gases, fraldas, citando apenas alguns exemplos.

O Banco Farmacêutico é uma iniciativa da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma associação criada para uma intervenção social na área da saúde e do medicamento, que tem como missão ajudar os mais desfavorecidos, respondendo às necessidades de medicamentos e produtos de saúde em colaboração com instituições de solidariedade social, tendo por base os valores da partilha e gratuidade.

Através da organização da Jornada de Recolha de Medicamentos, o Banco Farmacêutico promove junto da população, em conjunto com as farmácias aderentes, a entrega de donativos destinados às instituições de solidariedade social e de acordo com a respetiva indicação de necessidades, respeitando sempre o circuito do medicamento.

O Banco Farmacêutico Portugal conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias, da Logista Pharma, da Tranquilidade Seguros e da CDO Portugal.