Bastonária apresentou projetos farmacêuticos aos colegas iberoamericanos

09 Julho 2020
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, participou ontem no VI Simposio Iberoamericano da Conferencia Iberoamericana de Facultades de Farmacia (COIFFA), com o tema “El Rol de Farmacéutico en la Pandemia del COVID-19: Experiencias en Iberoamérica”. A representante dos farmacêuticos portugueses contextualizou a atividade dos farmacêuticos, nos seus múltiplos ramos de atividade, durante a pandemia de covid-19.

Ana Paula Martins apresentou as respostas do setor farmacêutico nacional à pandemia, em especial os resultados da Operação Luz Verde, defendendo a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.

Adicionalmente, apresentou a Linha de Apoio ao Farmacêutico, com a sua valência de Apoio Psicológico, a par do estudo que a OF atualmente desenvolve sobre o burnout na profissão farmacêutica

Foi também apresentado uma breve contextualização das principais alterações ao nível da prática profissional na Europa e o envolvimento das associações internacionais, como o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP).

O painel de oradores, constituído por representantes de associações profissionais da Argentina, Chile, Costa Rica, e Porto Rico, apresentou também as principais iniciativas nacionais de expansão da prática profissional e a forma como os farmacêuticos se prepararam e responderam à crise sanitária provocada pela Covid-19.