Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Bastonária deu impulso à X Jornada de Recolha de Medicamentos

19 Fevereiro 2018
Bastonária deu impulso à X Jornada de Recolha de Medicamentos
O Banco Farmacêutico organizou este sábado mais uma edição, a décima, da Jornada de Recolha de Medicamentos nas farmácias. Durante o dia, milhares de utentes foram convidados a fazer doações de medicamentos e outros produtos de saúde identificados pelas instituições de solidariedade social. A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) associaram-se à iniciativa. Visitaram duas farmácias aderentes da região de Lisboa e deslocaram-se à Ajuda de Berço, testemunhando o valor da iniciativa para as instituições beneficiárias.

15 mil medicamentos; 230 farmácias; 600 voluntários; 100 instituições de solidariedade social. São estes os números da X Jornada de Recolha de Medicamentos, organizada todos os anos pelo Banco Farmacêutico.

O projeto tem vindo a crescer de ano para ano, quer no número de farmácias, voluntários e instituições envolvidas, quer no volume de doações que são realizadas ao balcão das farmácias. Este ano, o Banco Farmacêutico contabilizou 15 mil medicamentos e produtos de saúde doados pelos portugueses, com um valor estimado de 60 mil euros. Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, o Banco Farmacêutico ajudou instituições de solidariedade social com 97 mil medicamentos e produtos de saúde.

Pela primeira vez, a Jornada abrangeu todos os distritos do país, numa dimensão nacional que espelha a maturidade do projeto, a adesão dos portugueses à iniciativa e a sua relevância para os beneficiários.

Os voluntários que estiveram nas farmácias no dia 17 de fevereiro abordaram milhares de utentes, explicando o projeto e o destino dos produtos angariados, convidando à realização de doações de produtos previamente identificado pelas instituições.

Durante as visitas a duas farmácias da região de Lisboa, a bastonária destacou o caráter altruísta desta iniciativa, que apela à solidariedade dos portugueses e os sensibiliza para as principais necessidades em saúde de grupos mais desfavorecidos.

Ana Paula Martins contactou com as diretoras técnicas destas unidades, bem como com a restante equipa de colaboradores, agradecendo o seu envolvimento numa iniciativa que espelha a intervenção social dos farmacêuticos. Contactou também com os voluntários, alguns dos quais jovens farmacêuticos, destacando o seu relevante papel na abordagem aos utentes.

A dirigente da OF fez também uma doação ao balcão da farmácia e deslocou-se ao Centro de Acolhimento de Monsanto da Ajuda de Berço, testemunhando a importância da Jornada para instituições com recursos limitados, em que qualquer ajuda constitui um importante contributo ao desenvolvimento da sua atividade.

No final, a bastonária e o presidente da ANF juntaram-se a alguns responsáveis do Banco Farmacêutico para soprar as velas ao 10º aniversario da Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco Farmacêutico.

Com a sua participação nestas Jornadas, os dirigentes da OF e ANF procuraram compreender dinâmica e logística associada à organização de uma Jornada com estas características e dar uma maior notoriedade pública a uma iniciativa que os portugueses já se começam a habituar a ver todos os anos nas farmácias.