Bastonária e secretária de Estado analisam projetos de cooperação

04 Abril 2019
Bastonária e secretária de Estado analisam projetos de cooperação
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) estiveram reunidas esta semana para analisar os projetos de cooperação desenvolvidos pela OF, em especial nas áreas da formação pré e pós-graduada, assistência farmacêutica nos países africanos de língua portuguesa e capacitação da profissão no espaço lusófono.

Acompanhada pelo presidente do Conselho Nacional para a Cooperação, Helder Mota Filipe, e pelo secretário técnico para os Assuntos Internacionais e Cooperação, Jorge Batista, a bastonária apresentou formalmente o projeto BERC-Luso, de reforço e capacitação ética e regulamentar nos países africanos de língua oficial portuguesa, na área da investigação biomédica, com particular enfoque nos ensaios clínicos.

A OF é a entidade coordenadora deste projeto, financiado pelo EDCTP - The European & Developing Countries Clinical Trials Partnership, que faz parte do programa Horizonte 2020 e tem a duração de três anos.

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, saudou as iniciativas apresentadas, elogiando a elevada atividade da OF no âmbito da cooperação com os países lusófonos, em total sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e atendendo às áreas críticas de desenvolvimento da saúde nestes países.

Da agenda desta audição fez também parte a análise da situação de emergência humanitária em Moçambique, devido à passagem do ciclone Idaí, e a organização de uma resposta uma resposta nacional eficaz e coordenada que permita conciliar a vontade de envolvimento das diferentes entidades com as necessidades identificadas no terreno.