Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Bastonária e Secretário de Estado da Saúde em ação de sensibilização para vacinação contra a gripe sazonal

01 Novembro 2017
Bastonária e Secretário de Estado da Saúde em ação de sensibilização para vacinação contra a gripe sazonal
No dia em que foi formalmente apresentado o registo centralizado de vacinas – eVacinas –, o Ministério da Saúde organizou uma iniciativa de apelo à vacinação contra a gripe, em Lisboa, no Centro de Saúde de Moscavide, onde o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, recebeu a vacina. O membro do Governo deslocou-se depois à Farmácia Soares, em Sacavém, na companhia da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, que demonstrou também o circuito de prescrição, dispensa e administração da vacina nas farmácias comunitárias.

A iniciativa decorreu no dia 1 de novembro, um mês depois do início da campanha de vacinação contra a gripe sazonal. Números divulgados na ocasião pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelam que cerca de meio milhão de pessoas já se vacinou contra a gripe nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nas farmácias, segundo dados da Associação Nacional das Farmácias, as cerca de 280 mil vacinas dispensadas no período de 1 a 30 de outubro, representam uma descida de 15% em relação ao período homólogo do ano passado.

Para estes responsáveis, as temperaturas elevadas das últimas semanas justificam a esta diminuição do número de vacinas dispensadas nas farmácias.

As autoridades contam, no entanto, com o envolvimento dos profissionais de saúde na dinamização da vacinação contra a gripo sazonal.

A vacinação contra a gripe é gratuita, no SNS, para pessoas a partir dos 65 anos, residentes em instituições, doentes em diálise crónica, transplantados, pessoas com diabetes e bombeiros. Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

O eVacinas é um registo centralizado de imunizações dos utentes do SNS, um projeto inserido no programa Simplex, que permite a consulta do Boletim de Vacinas em formato eletrónico, através do Portal SNS – Área do Cidadão e da aplicação móvel MySNS Carteira – A Carteira Eletrónica da Saúde.