Bastonária inicia novo Roteiro Farmacêutico nos Açores

02 Maio 2018
Bastonária inicia novo Roteiro Farmacêutico nos Açores
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, inicia hoje, dia 2 de maio, um Roteiro Farmacêutico pela Região Autónoma dos Açores, com visitas à Universidade dos Açores, a hospitais e unidades de saúde de ilha, farmácias e laboratórios de análises clínicas, num percurso que passará pelas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e São Miguel.
No primeiro dia, a dirigente OF será recebida em audiência pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, pelas 15 horas, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, num encontro em que vai ser analisada a implementação de Serviços Farmacêuticos nos cuidados de saúde primários, tendo em conta as especificidades regionais das Unidades de Saúde de Ilha (USI) do Serviço Regional de Saúde (SRS).

No final desta reunião, a OF assina dois protocolos de colaboração com a Secretaria Regional da Saúde e com a Secretaria Regional da Solidariedade Social para dinamização dos projetos de promoção e educação para a saúde Geração Saudável Júnior e Geração Saudável Sénior nos Açores.

O Roteiro Farmacêutico prossegue nos dias 3 e 4 de maio (quinta e sexta-feira), com um conjunto de visitas nas ilhas do Faial (Hospital da Horta), Pico (Centro de Saúde da Madalena) e São Jorge (Centro de Saúde de Velas), em que será sublinhada a intervenção dos farmacêuticos na gestão do circuito do medicamento nestas unidades e no acesso ao medicamento em ambulatório, através das farmácias comunitárias.

Nos dois últimos dias, em São Miguel, a comitiva da OF continua as visitas e contactos com farmacêuticos açorianos, em diversas farmácias e laboratórios de análises clínicas em Ponta Delgada e no norte da ilha. Deslocam-se também ao Centro Social e Paroquial de São Pedro, para participar numa das várias sessões do projeto Geração Saudável Sénior que vão decorrer esta semana em São Miguel e na ilha Terceira.

A visita termina com a participação da comitiva da OF na Procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no dia 6 de maio, em Ponta Delgada.

A acompanhar a bastonária da OF nesta visita à Região Autónoma dos Açores estão a presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, Ema Paulino, o presidente de Secção Regional do Norte, Franklim Marques, e a presidente da Delegação Regional dos Açores, Ana Margarida Martins.