Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Bastonário visitou sede da Jornada Mundial da Juventude

21 Julho 2023
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, visitou a sede da Jornada Mundiail da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, a convite do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, o bispo D. Américo Aguiar. O momento foi assinalado com o descerramento de uma placa alusiva à visita do representante dos farmacêuticos, que pode assim acompanhar e contactar com as diversas equipas de voluntários que integram a organização, nomeadamente na área da Saúde.



Cerca de meia centena de farmacêuticos voluntários, portugueses e estrangeiros, vão estar envolvidos na organização das JMJ 2023, entre os próximos dias 1 e 6 de agosto. Integram as diversas equipas de saúde que vão estar espalhadas pela cidade de Lisboa durante o evento.

Sob a coordenação do farmacêutico Francisco Sá, que acompanhou o bastonário nesta visita à sede da JMJ 2023, este grupo de farmacêuticos tem como principal missão garantir o circuito do medicamento e outros produtos de saúde bem como o seu acesso e a disponibilidade, necessários quer para os participantes quer para os voluntários. 

Garantida a assistência e responsabilidade farmacêutica, o Infarmed concedeu a autorização para abertura do armazém de abastecimento à Jornada como Local de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica. Alertou também os operadores para o aprovisionamento de medicamentos mais consumidos entre as faixas etárias participantes no evento e autorizou ainda as farmácias a dispensar a medicação sem receita médica a doentes crónicos peregrinos.

Os serviços farmacêuticos de apoio às Jornadas vão estar assim sedeados perto do Parque Tejo, onde estão previstas várias atividades associadas ao evento, estando igualmente planeados vários "armazéns avançados” de medicamentos, situados nas tendas e hospitais de campanha espalhados pela cidade.

O coordenador da JMJ 2023, D. Américo Aguiar, acredita na capacidade da organização para resolver situações excecionais que possam ocorrer, esperando que não seja necessário acionar quaisquer planos de contingência ou emergência.

Na qualidade de presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, agradeceu a adesão dos farmacêuticos à chamada de profissionais de saúde voluntários – são cerca de 10% dos 500 profissionais de saúde voluntários angariados pela organização.

D. Américo Aguiar recordou o relevante papel social que os farmacêuticos vêm desempenhando na história do país, em particular nas regiões do interior, onde, em muitos casos, apenas a farmácia, a igreja e os correios resistiram à desertificação.

O bastonário agradeceu a receção, bem como todas as explicações sobre a organização das equipas de saúde. Destacou, muito particularmente, a preocupação em garantir o acesso aos medicamentos numa altura tão particular e manifestou a sua satisfação pelo planeamento de uma cobertura farmacêutica adequada.

A poucos dias do início do evento, o bastonário reiterou a disponibilidade da OF e dos farmacêuticos de todas as áreas profissionais para continuar a apoiar os trabalhos da organização e endereçou os votos de maior sucesso para aquele que será um dos maiores eventos mundiais organizados pelo nosso país.

Recorde o Plano do Ministério da Saúde para as JMJ 2023.
Conheça as recomendações de saúde e segurança da organização.
Consulte também as Circulares emitidas pela Infarmed