Notícias
BERC-Luso participa no Fórum dos Reguladores dos Países Lusófonos
26 Janeiro 2024O evento, que contou com a presença do Ministro da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro, teve por objetivo reunir as Altas Autoridades do Medicamento dos países lusófonos no sentido de desenvolver e consolidar atividades de cooperação.
O BERC-Luso foi apresentado como um exemplo de sucesso de cooperação lusófona, tendo a sua coordenadora, Prof. Doutora Maria do Céu Patrão Neves, apresentado o projecto nas suas sucessivas fases de concretização, bem como o impacto que teve ao nível da revisão da legislação em matéria de investigação biomédica, ao nível da criação e organização de instituições de revisão ética de projectos científicos, e ainda ao nível político, legislativo, académico, profissional e cívico. Foi alcançado um elevado nível de sucesso a nível do cumprimento dos objetivos estabelecidos no início do projeto, em todos os países parceiros. No total, foram desenvolvidas 311 atividades, com impacto em pelo menos 3848 profissionais de diferentes origens. Foram ministradas mais de 172 horas de formação e o projeto registou uma grande divulgação através da televisão, da rádio e dos meios de comunicação social em pelo menos seis países.
O Fórum de Reguladores dos Países Lusófonos contou ainda com uma mesa redonda, dedicada do tema "Perspetivas actuais e desafios das entidades reguladoras” em que estiveram presentes representantes das diversas Autoridades Reguladoras dos Medicamentos: Brasil (ANVISA), Angola (ARMED), Cabo Verde (ERIS), Guiné Bissau (ARFAME), Moçambique (ANARME), São Tomé e Príncipe (ARFAMED) e Timor Leste (DNFM).