Bolsa de Voluntários para farmácias comunitárias

18 Maio 2020
Bolsa de Voluntários para farmácias comunitárias
A Ordem dos Farmacêuticos, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), estão a dinamizar uma Bolsa de Voluntários de farmacêuticos e estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas para prestar apoio às farmácias comunitárias.
As farmácias devem comunicar às associações setoriais a disponibilidade e interesse em receber os voluntários. Estes pedidos são encaminhados para a OF, para distribuição dos recursos, consoante as necessidades identificadas e a respetiva área geográfica.

As associações garantem os encargos com os seguros de risco contra danos pessoais e de responsabilidade civil destes voluntários e as farmácias retribuem os voluntários com os valores relativos aos subsídios de alimentação e transporte.

Os farmacêuticos e estudantes de Ciências Farmacêuticas podem inscrever-se na Bolsa de Voluntários através do seguinte formulário ou contactando o email voluntarios@ordemfarmaceuticos.pt.

O período de voluntariado terá a duração máxima de um mês, com possibilidade de renovação por iguais períodos, por acordo de ambas as partes. Os voluntários terão ainda um acompanhamento quinzenal pela OF, que envolve também o envio de um questionário de satisfação e feedback sobre a experiência.

Os farmacêuticos voluntários podem realizar todas as atividades de apoio solicitadas pela direção técnica da farmácia, enquadradas na intervenção do farmacêutico comunitário, nomeadamente, dar resposta às necessidades de quadro farmacêutico estabelecidas pela Circular Normativa N.º 001/CD/100.20.200 do INFARMED, com orientações técnicas para farmácias no âmbito da pandemia COVID-19.

Entre outras funções, os voluntários estudantes do MICF vão realizar tarefas de apoio ao backoffice da farmácia, à entrada de encomendas e preparação para entrega ao domicílio, e verificação de stocks, atendimento de chamadas telefónicas e esclarecimento de dúvidas dos cidadãos, apoio na preparação de campanhas de literacia em saúde e informação aos cidadãos, bem como na comunicação digital da farmácia.

>>> Formulário para farmacêuticos e estudantes do MICF
>>> Regulamento