Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Campanha “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” premiada internacionalmente

05 Setembro 2016
Campanha “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” premiada internacionalmente
A campanha de consciencialização desenvolvida pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) com o tema “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” foi reconhecida pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como a melhor campanha de promoção de saúde pública a nível internacional.
A campanha de consciencialização desenvolvida pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) com o tema "Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” foi reconhecida pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como a melhor campanha de promoção de saúde pública a nível internacional.

O prémio FIP 2016 Health Promotion Campaign Award foi entregue à bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, pela presidente da FIP, Carmen Peña, durante o 76º Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, que decorreu em Buenos Aires, Argentina, entre 28 de agosto e 1 de setembro.
    
A dirigente da OF destacou o facto da FIP premiar a iniciativa da OF entre tantas outras campanhas desenvolvidas um pouco por todo o mundo, o que constituiu, em sua opinião, um motivo de enorme honra para a associação que representa os farmacêuticos portugueses.

Ana Paula Martins considerou também que o impacto desta campanha se traduz numa maior consciencialização da população para o uso responsável dos medicamentos, sublinhando também tratar-se de um primeiro passo para a promoção de boas práticas e hábitos na utilização dos medicamentos pelos cidadãos.

Esta campanha de consciencialização foi apresentada aos congressistas pelo secretário técnico da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da OF, Nuno Cardoso.

A campanha "Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis” tem como objetivo primordial alertar a população para o Uso Responsável dos Medicamentos, promover boas práticas de prescrição, dispensa e utilização dos medicamentos e debater o assunto com todos os agentes envolvidos nesta problemática – farmacêuticos, indústria farmacêutica, médicos, enfermeiros, decisores políticos e cidadãos.

Desde o seu lançamento, em 2014, várias organizações têm vindo associar-se à iniciativa, como a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e associações profissionais de países de língua oficial portuguesa.

Além da produção de materiais e suportes de comunicação para difusão da mensagem, a campanha envolveu também o desenvolvimento de um website (www.usoresponsaveldomedicamento.com), spots televisivos, presença nas redes sociais e a organização de várias Sessões de Discussão sobre a temática.

Como resultado deste debate foram emitidas 30 Recomendações que abrangem oportunidades de melhoria nas áreas da adesão à terapêutica, utilização do medicamento no tempo centro, otimização do uso de antibióticos, diminuição dos erros de medicação, utilização de genéricos e gestão da toma simultânea de medicamentos.