{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Canábis medicinal disponível no Reino Unido a partir de novembro

25 Outubro 2018
Canábis medicinal disponível no Reino Unido a partir de novembro
Os produtos medicinais derivados da canábis vão estar disponíveis no Reino Unido, sob prescrição médica, a partir de 1 de novembro, anunciou o ministro do Interior, Sajid Javid.
A nova lei não impõe limites ao tipo de condições para as quais podem pode ser prescritos produtos à base de canábis.

Javid confirmou que a adenda ao Regulamento Misuse of Drugs (Cannabis e License Regulations) vai "realocar os produtos à base de canábis para uso medicinal”.

O documento define os produtos à base de canábis como preparações ou produtos que contém canábis, resina de canábis, canabinol ou um derivado de canabinol, que é produzido para uso medicinal em seres humanos, e é um medicamento ou substância ou preparação para utilização como ingrediente ou para a produção de um ingrediente de um medicamento.

Um painel de especialistas independentes, liderado por Dame Sally Davies, assessor clínico do Governo britânico, irá avaliar pedidos individuais de licenças médicas de canábis.

Para o presidente da Royal Pharmaceutical Society, Ash Soni, a medida vai ser "bem recebida por muitos utentes com problemas graves de saúde. A perspetiva de um futuro em que os medicamentos à base de canábis sejam licenciados, seguros e eficazes, e possam ser prescritos para ajudar a aliviar o sofrimento dos utentes é genuinamente excitante", disse Ash Soni.

"Trabalharemos com o serviço nacional de saúde para ajudar os especialistas a tomar as decisões corretas de prescrição”, acrescentou.