{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Cedime divulga lista de fármacos essenciais

23 Março 2020
Cedime divulga lista de fármacos essenciais
O Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde (Cedime) da Associação Nacional das Farmácias elaborou uma lista de fármacos considerados essenciais para as farmácias poderem responder a situações menos graves e eventual reforço de stock.

A lista foi elaborada com base nas orientações emitidas pelo Infarmed e nas listas de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde e de medicamentos de indicação farmacêutica para situações relacionadas com infeções respiratórias altas.

O Cedime realça a importância de continuar a "assegurar o acesso a medicamentos essenciais, que permitam responder a doenças emergentes, minimizar a interrupção das terapêuticas e evitar exacerbação de doenças crónicas, e assegurar a resposta a situações menos graves que possam ser geridas na farmácia sem necessidade de recurso a cuidados médicos, não contribuindo, assim, para a pressão sobre e as unidades hospitalares os cuidados de saúde primários”.

A lista está organizada por grupo terapêutico e adaptada à realidade da farmácia comunitária portuguesa. Constitui também um relevante apoio ao reforço de stocks, para garantir que os medicamentos considerados essenciais estão sempre disponíveis, em quantidade suficiente, nas dosagens e formas farmacêuticas apropriadas.

Consulte a lista em anexo.