Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Imaem noticias

Notícias

Colégio de Farmácia Hospitalar esclarece Carreira Farmacêutica

05 Fevereiro 2019
Colégio de Farmácia Hospitalar esclarece Carreira Farmacêutica
Em virtude das informações veiculadas na comunicação social sobre o acesso e remuneração dos farmacêuticos integrados na Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), vem a Ordem dos Farmacêuticos esclarecer o seguinte:

1.      O acesso à Carreira Farmacêutica no SNS está circunscrito aos farmacêuticos especialistas (nos ramos de Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas ou Genética Humana).

2.      Pressupõe, portanto, a obtenção do grau académico de Mestre em Ciências Farmacêuticas, ou formação equivalente que habilita a inscrição na Ordem dos Farmacêuticos (pré-Bolonha), e a especialização num dos referidos ramos profissionais, obtida por mais quatro anos de formação de nível pós-graduado, conforme harmonização europeia.

3.      A Carreira Farmacêutica no SNS foi criada em agosto de 2017 e apenas os farmacêuticos especialistas puderam transitar para esta nova carreira, cuja categoria-base (farmacêutico assistente) corresponde a um nível remuneratório 23 (1.613,42€ brutos) da Tabela Remuneratória Única da Função Pública.

4.      Os farmacêuticos sem a especialidade não podem ainda aceder à nova carreira, mantendo-se integrados na carreira dos Técnicos Superiores, com o nível remuneratório 15 (1.201,48€ brutos).

Importa compreender que a saúde é multifatorial e para ela contribuem equipas interdisciplinares em que todos, cada um no âmbito das suas competências e responsabilidades, são importantes para o trabalho em prol do objetivo comum: o cidadão no geral e a pessoa com doença em particular.

 Lisboa, 5 de fevereiro de 2019

O Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos