Colégio de Farmácia Hospitalar homenageou Maria Luz Clara

02 Março 2018
Colégio de Farmácia Hospitalar homenageou Maria Luz Clara
O Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos (CCEFH-OF) homenageou a farmacêutica Maria Luz Clara, de 88 anos, atribuindo o seu nome à edição deste ano do “Prémio Pegadas - deixe a sua marca no percurso da Farmácia Hospitalar”, que distingue o melhor projeto DIFH - Divulgar Iniciativas em Farmácia Hospitalar, desenvolvido por farmacêuticos portugueses.

Depois de uma primeira edição, em 2017, dedicada a Aluísio Marques Leal, referência incontornável da Farmácia Hospitalar portuguesa, a edição deste ano do Prémio Pegadas, atribuído pelo CCEFH-OF ao melhor projeto DIFH apresentado durante as X Jornadas de Farmácia Hospitalar, prestou homenagem a Maria Luz Clara, ex-diretora dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santa Maria, que, a par de figuras como o próprio Aluísio Marques Leal ou Carlos Silveira, assumiram papel determinante na reorganização e modernização da Farmácia Hospitalar portuguesa, na década de 60.

Licenciou-se em Farmácia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1952, ingressando quatro anos depois no Hospital de Santa Maria, onde esteve até 1993. Durante este período foi grande impulsionadora da atividade clínica dos farmacêuticos hospitalares, assumindo o desígnio da integração do farmacêutico na equipa hospitalar, em departamentos de Medicina Interna.

Esteve também ligada ao Ensino Farmacêutico, como professora auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), onde foi responsável pela unidade curricular de Farmácia Hospitalar durante mais de 10 anos, e membro do grupo coordenador do primeiro mestrado em Farmácia Hospitalar. Lecionou também Farmacologia na Escola Técnica de Enfermagem Francisco Gentil e representou a OF no Programa de Formação Contínua para Farmacêuticos de Oficina na área de Farmácia Clínica.

Na década de 90 esteve profundamente envolvida na criação da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), integrando a Comissão Instaladora e assumindo a presidência da direção no primeiro mandato, durante o qual se organizaram os primeiros Cursos APFH, no caso sobre "Meios de Contrastes Radiológicos”, com sessões em Coimbra, Porto e Lisboa, e do primeiro Conselho Científico, já no segundo mandato. É também uma das sócias fundadoras da Sociedade Europeia de Farmácia Clínica, criada em 1979.

Em 1989, recebeu das mãos do bastonário Alfredo Albuquerque a Medalha de Honra da OF, pela sua ação extraordinária e reconhecido mérito na defesa e prestígio da profissão farmacêutica, contribuindo de modo extraordinário para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade e do sistema de saúde.

Com a atribuição do seu nome à edição de 2018 do Prémio Pegadas, o CCEFH-OF reconhece também a importância e o legado profissional de Maria Luz Clara, distinguindo o seu relevante contributo para a afirmação da Farmácia Hospitalar no nosso país e para o prestígio dos farmacêuticos hospitalares portugueses, hoje reconhecidos como pilar essencial na prestação de cuidados de saúde em ambiente hospitalar.