Colégios de Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar preparam dispensa em proximidade

17 Janeiro 2023
Os Conselhos dos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária e de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos (OF) estão a elaborar a norma profissional que define as condições para dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.

O bastonário da OF esteve reunido com os presidentes dos dois Conselhos dos Colégios de Especialidade para discutir os requisitos que os farmacêuticos que trabalham nestas áreas profissionais consideram essenciais para poderem prestar o serviço de acordo com os mais rigorosos critérios de qualidade e segurança.
Durante esta reunião, foram identificados aspetos cruciais para a prestação deste serviço, garantindo a intervenção do farmacêutico em todo o circuito, desde o aprovisionamento no hospital até à dispensa em proximidade.

O serviço visa responder a uma exigência dos utentes, que manifestaram o desejo de receber a medicação que lhes é habitualmente dispensada através das farmácias hospitalares num regime de maior proximidade, evitando assim deslocações de várias horas e quilómetros apenas para levantar a sua medicação no hospital. Vários projetos-piloto conduzidos no passado, com medicamentos para o VIH/Sida e hepatites, evidenciaram a mais-valia e o conforto para os utentes que recebem a sua medicação em farmácias de proximidade, mas foi a pandemia de COVID-19 que generalizou este regime de dispensa de medicamentos hospitalares.

A medida tem sido extremamente bem acolhida pelos doentes, que exigem agora o seu alargamento a todas as unidades do país, tendo o Governo, através do Ministério da Saúde, identificado a medida como prioritária, incluindo-a no Orçamento de Estado para 2023.

Entre os aspetos a considerar na implementação do serviço estão os aspetos relacionados com o acesso a dados relevantes dos doentes pelos farmacêuticos.

Além da norma profissional sobre a dispensa de medicamentos em proximidade, a OF está também a preparar uma atualização das normas sobre a Revisão da Terapêutica e Reconciliação da Medicação.

A dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares está prevista no Orçamento de Estado para 2023. A OF estima concluir a elaboração de uma proposta de norma profissional ainda durante o primeiro trimestre deste ano, num processo que está a ser conduzido pela Direção Nacional, com o apoio dos Conselhos dos Colégios de Especialidade de Farmácia Comunitária e de Farmácia Hospitalar.

A proposta de norma será colocada em Consulta Pública para eventuais comentários e sugestões dos farmacêuticos e demais entidades envolvidas, sendo posteriormente aprovada pela Direção Nacional. O resultado deste trabalho será apresentado ao Ministério da Saúde, num importante contributo para regulamentar o novo serviço.