Comemorações do Dia do Farmacêutico 2020

25 Setembro 2020
Comemora-se hoje um pouco por todo o mundo o Dia Internacional do Farmacêutico. Amanhã, dia 26 de setembro, assinala-se o Dia Nacional do Farmacêutico, que no calendário litúrgico corresponde ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica.

Cumprindo uma tradição com mais de 30 anos, a Ordem dos Farmacêuticos, através da Secção Regional do Norte, organiza este ano uma Sessão Solene Comemorativa virtual, com transmissão online, a partir das 18 horas, no canal YouTube "Norte Farmacêutico”.

Esta sessão comemorativa do Dia do Farmacêutico contará com as participações da ministra da Saúde, Marta Temido, da bastonária da OF, Ana Paula Martins, e do presidente da SRN-OF, Franklim Marques, ficando também marcada pela transmissão do concerto "Musical Broadway", uma coletânea de trechos musicais que fazem parte das bandas sonoras dos filmes "Les Misérables", "Phantom of the Opera" e "Sound of Music", a cargo da Banda Musical de Rio Mau, que a SRN-OF oferece a todos os farmacêuticos e a toda a comunidade digital.

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lança também nesta data uma nova aplicação móvel dedicada ao Dia Internacional do Farmacêutico, para poder gravar e difundir uma mensagem sobre a profissão farmacêutica e o seu contributo parar "Transformar a Saúde Global”, o tema das comemorações deste ano.

Em Portugal, a OF está a promover a intervenção dos farmacêuticos para o aumento da cobertura vacinal contra a gripe. A campanha de vacinação contra a gripe sazonal 2020-2021 tem inicio na próxima segunda-feira, dia 28 de setembro, abrangendo numa primeira fase os residentes, utentes e profissionais das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), de outros estabelecimentos com respostas sociais e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), bem como as grávidas e profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Ministério da Saúde prevê o alargamento e a diversificação dos locais de vacinação do contingente de vacinas do SNS às farmácias comunitárias, como forma de evitar constrangimentos e picos de afluência aos centros de saúde e unidades de saúde familiar.

O arranque da segunda-fase está previsto para 19 de outubro, na qual estará incluída a população com mais de 65 anos e pessoas com doenças crónicas.

Os únicos profissionais habilitados para a administração de vacinas nas farmácias são os enfermeiros e os farmacêuticos com a competência em Administração de Vacinas e Medicamentos Injetáveis.