Comissão Europeia ajuda a levar 79 projetos inovadores para o mercado

07 Junho 2018
Comissão Europeia ajuda a levar 79 projetos inovadores para o mercado
A Comissão Europeia anunciou que irá apoiar 79 projetos inovadores, aos quais serão concedidos até 2,5 milhões de euros cada, através da fase piloto do Conselho Europeu da Inovação (EIC). O EIC é um novo conceito de financiamento sob o Horizonte 2020, orientado para produtos, serviços, processos ou modelos de negócios inovadores e de alto risco, com forte potencial para criar mercados totalmente novos.
Conforme anunciado na Agenda renovada para a investigação e inovação, a 15 de maio, com base na atual fase piloto de 2,7 mil milhões de euros para o período de 2018-2020, a Comissão propõe a criação de um Conselho Europeu de Inovação em grande escala para oferecer um balcão único de alto potencial e tecnologias inovadoras, bem como para empresas inovadoras com potencial para expansão.

Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, afirmou que "apoiar a inovação como fonte de crescimento e criação de emprego está no cerne do Conselho Europeu de Inovação. Apoiamos projetos próximos do mercado, dando-lhes uma vantagem inicial para a corrida para o mercado com um acesso rápido ao financiamento e apoio à inovação empresarial".

"Os projetos selecionados nesta rodada incluem uma ferramenta de deteção de sinais pré-sintomáticos da doença de Alzheimer, uma tecnologia que rapidamente contém derrames de óleo no mar e um novo sistema de travão para e-bikes. O processo de seleção incluiu entrevistas presenciais com um júri de inovadores, empresários e acionistas de risco".

Mais detalhes sobre os instrumentos de financiamento e processos de seleção, aqui.