{ordemfarma/noticias/detalhes/head}
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi

Notícias

Comissão Europeia autoriza vacina contra o Ébola

21 Novembro 2019
A Comissão Europeia concedeu uma autorização para comercialização da vacina contra o Ébola, denominada Ervebo, que estava a ser desenvolvida pela Merck Sharp & Dohme desde o surto da doença em África, em 2014. A Comissão seguiu a recomendação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), tendo inclusivamente acelerado o processo de autorização de introdução no mercado, que ocorreu em menos de um mês, ou seja, em metade do tempo habitual para conclusão dos processos de decisão.

A vacina era já utilizada como parte de um protocolo específico para proteger pessoas em risco de infeção, como profissionais de saúde e outras pessoas expostas ao vírus.

A aprovação ocorre após o anúncio recente de um ensaio clínico para um segundo regime da vacina, que está em andamento na República Democrática do Congo, com o apoio da parceria europeia IMI - Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores e financiamento através do programa Horizonte 2020.

O desenvolvimento da vacina iniciou-se há cinco anos, com a colaboração de vários parceiros no domínio da Saúde Pública, onde se incluem institutos nacionais de saúde, ministérios da saúde africanos (principalmente da Serra Leoa, Libéria e Guiné), bem como a Organização Mundial da Saúde, o Instituto Norueguês de Saúde Pública e os Médicos Sem Fronteiras.